Voltar ao topo

7 de dezembro de 2024

Primeira etapa do programa Boxes do Empreendedor é entregue no Vicente Pinzón

Os permissionários beneficiados pelos novos boxes receberão capacitação gerencial por meio do Fortaleza Capacita. A iniciativa é da SDE em parceria com o Sebrae Ceará.
Ao lado do ministro Carlos Lupi, o prefeito Sarto entregou a primeira etapa do programa Boxes do Empreendedor. Foto: Marcos Moura/ Prefeitura de Fortaleza

Compartilhar:

A primeira etapa dos Boxes do Empreendedor foi entregue nesta sexta-feira (12) no Conjunto Alto da Paz, localizado no bairro Vicente Pinzón. Nessa fase, foram abertos 78 boxes padronizados, 12 banheiros, sendo seis com acessibilidade, além de intervenções no entorno das unidades. O evento de entrega contou com as presenças do prefeito de Fortaleza, José Sarto e do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, ambos do PDT.

“Hoje é a primeira parcela de entregas de 78 boxes que são bem requalificados. Estamos aqui com uma grande intervenção construindo um Cuca, construindo um centro de educação infantil, uma escola para mil alunos, uma Areninha, 140 boxes dos quais 78 serão, hoje, entregues. Desses 78, dois ficarão à disposição da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, oferecendo capacitação para quem já estava aqui”, disse o Prefeito.

José Sarto também falou sobre os investimentos da Prefeitura junto às comunidades mais vulneráveis, refutando queixas de que a gestão está preocupada em mostrar melhorias na área nobre da Cidade.

“E aqui, nós estamos investindo R$ 90 milhões. São mais de dois terços do que foi investido na Beira-Mar de Todos. Essa é uma pequena a demonstração de que nós somos da periferia”, salientou.

O ministro da Previdência Social Carlos Lupi ressaltou a importância da entrega dos boxes e a ligação desse programa com outras ações da Prefeitura no entorno.

“Isso aqui é um novo bairro, com preocupação social, com uma vista que poucos brasileiros têm, para um mar maravilhoso, com espaço bonito. Aqui é Minha Casa, Minha Vida, com mais de 1.100 moradores (beneficiados). E os boxes, que eu chamo de camelôs sociais, tudo arrumadinho, bonito, organizado, produzindo o que vende”, destacou Carlos Lupi.

Cada box possui revestimento em cerâmica, bancada e balcão em granito, cuba em inox e porta de enrolar. Além da construção dos pontos comerciais, a obra também foi responsável pela execução dos novos passeios em intertravado, instalação de mobiliários urbanos, como bancos e lixeiras, itens de acessibilidade como rampas e piso tátil, paisagismo com o plantio de mais de mil mudas e nova iluminação.

Os equipamentos têm como objetivo levar melhores condições de trabalho e oportunidades de empreendedorismo para os moradores do Conjunto Alto da Paz, que já possuem atividades comerciais de forma improvisada dentro de suas casas.

Segundo o titular da Secretaria Executiva Regional II (SER-II), Rennys Frota, o processo de concepção do espaço foi realizado junto com a comunidade, a partir das necessidades dos moradores. “Nós registramos, em visitas, 136 comércios em funcionamento dentro das casas, sem qualquer infraestrutura. Então o prefeito Sarto, com a sensibilidade que tem, fez um trabalho junto com a Secretaria de Infraestrutura e concebemos os boxes para poder atender esses empreendedores. As pessoas têm a condição de viver nas casas do Alto da Paz e trabalhar na região. Essa microeconomia beneficia a comunidade como um todo, com os boxes, o aumento do potencial de compra dessas famílias deve contribuir para uma vida melhor das pessoas do bairro“, explicou Rennys Frota.

A empreendedora Bruna Felipe Nunes se emocionou quando recebeu as chaves de seu box, o de número 3. “Eu chorei muito. É muita alegria, muita felicidade”, disse. Para ela, o alcance dos benefícios recebidos vai além do crescimento pessoal. “O que eu planejo é crescer no meu empreendimento, para poder proporcionar mais para a minha comunidade, para que eu tenha o que eles procurarem“, concluiu.

Mikaely Rebouças agora venderá no box 4 os perfumes e outros produtos de higiene e beleza que vendia pela Internet. “É a realização de um sonho”, celebrou, contando que vê um grande potencial de crescimento no atendimento presencial que agora poderá fazer. “Eu vou poder mostrar, conversar, indicar o que é melhor. Vou crescer, colocar mais coisas à venda, trazer novidades. Creio que vai ser show“, comentou a empreendedora.

Atualmente, as equipes trabalham na execução das etapas 2 e 3, que preveem a construção de mais 62 novos boxes, totalizando, ao final da obra, 140 pontos comerciais na região, que irão beneficiar cerca de 136 famílias do Alto da Paz.

As obras são de responsabilidade da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e contam com 85% dos serviços finalizados e possuem investimento de R$ 4,5 milhões.

ORDENAMENTO

Na primeira fase, a SER-II cadastrou e concedeu 76 permissões aos pequenos comerciantes, que podem exercer as atividades de maneira regular. Dessa forma, dos 78 boxes entregues, dois serão utilizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e 76 serão utilizados pelos moradores com permissão concedida pela gestão municipal.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, a entrega deve contribuir para a melhoria da renda das famílias que residem na região. “São 78 boxes entregues hoje. É uma demanda da população, que pediu, e a Prefeitura fez, dentro de um completo, que inclui a capacitação dos permissionários. Esse espaço terá um impacto direto na economia da região, porque as pessoas terão o espaço correto para vender seus produtos, o que vai melhorar a vida delas e das famílias,” observou. Todos os permissionários passaram por capacitação da SDE.

FORTALEZA CAPACITA

Os permissionários beneficiados pelos novos boxes receberão capacitação gerencial por meio do Fortaleza Capacita. A iniciativa é da SDE em parceria com o Sebrae Ceará. O programa já certificou mais de 60 mil empreendedores, tornando-se o maior programa de capacitação para empreendedores do Brasil.

O Fortaleza Capacita pretende qualificar mais de 120 mil empreendedores em áreas como Marketing Digital, Vendas, Boas Práticas na Alimentação, Gestão Financeira, Gestão Empresarial, Precificação e Elaboração de Propostas de Negócios. Os interessados em participar das capacitações podem entrar em contato com a SDE pelo telefone 0800 081 4141, pelo WhatsApp (85) 98439-4982 (não recebe ligações) ou pelo site Fortaleza Capacita.

 

[ Mais notícias ]