Voltar ao topo

25 de março de 2025

Primeira-dama quer integrar igrejas, ONGs e sociedade civil no combate à fome no Ceará

A equipe reúne representantes da sociedade civil, empresas, igrejas e outras organizações dedicadas a planejar ações para tirar os mais vulneráveis
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Compartilhar:

A primeira-dama do Ceará, Lia Freitas, afirmou nesta sexta-feira, 6, que pretende “integrar diversos setores da sociedade, como igrejas, empresas, ONGs, entre outros”, no combate à fome no Estado, situação que foi agravada durante a pandemia de covid-19. “Pretendemos fazer uma grande campanha de arrecadação e sensibilização em prol de quem mais precisa”, comentou a primeira-dama em reunião de um grupo de trabalho liderado pelo governador Elmano de Freitas (PT) voltado ao tema.

Durante o encontro, segundo informações do Governo, foi apresentado um relatório em que aponta medidas emergenciais para tirar os cearenses que estão em condição de vulnerabilidade da situação de insegurança alimentar. Também participou do momento o secretário chefe da Casa Civil, Max Quintino. Em suas redes sociais, o governador destacou o trabalho fundamental que esse grupo terá em seu mandato.

“A equipe reúne representantes da sociedade civil, empresas, igrejas e outras organizações dedicadas a planejar ações para tirar os mais vulneráveis da situação de insegurança alimentar no Estado. Agradeço a todos e todas que constroem conosco esse trabalho fundamental para fazer o Ceará mais justo”, pontuou.

A campanha prevê, entre outras iniciativas, ação de captação de itens de alimentação e limpeza; preparo e distribuição de refeições; e distribuição de kits de alimentação. Durante a campanha eleitoral de 2022, Elmano apontou o combate à fome como uma das principais bandeiras de sua gestão.

Foto: Divulgação/Governo do Estado

Lia Freitas se movimenta

Nesta quinta-feira, 5, a primeira-dama se reuniu com a superintendente executiva do Instituto da Infância (Ifan), Luzia Laffite, com o objetivo de iniciar as tratativas em torno de ações integradas de combate à fome no Ceará. A reunião ocorreu no Gabinete da Primeira-Dama, no bairro Aldeota, em Fortaleza. Ainda durante a fase de transição do Governo do Ceará, Lia já participava de Grupos de Trabalho sobre o assunto, que será uma das ações prioritárias da gestão.

O Ifan é uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve um trabalho de prevenção e de cuidados com a infância de crianças na faixa etária de 0 a 12, tendo como contexto, o Nordeste brasileiro.

Um dos pontos da reunião foram os planos municipais da primeira infância, como forma de uma análise aprofundada de cada município. Ao fim do encontro, Luzia Laffite explicou os próximos encaminhamentos.

“Repassaremos todas as informações dentro dos planos municipais do Estado. Importante dizer que o Ceará tem 184 planos municipais em lei. Isso é uma conquista. Então, dentro disso, repassaremos o que, em cada município, foi identificado sobre a questão da desnutrição e também da obesidade. A partir daí, repassaremos quais foram as metas que eles estabeleceram para a superação desses indicadores”, disse.

[ Mais notícias ]