A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) fará nesta sexta-feira, 20, às 10 horas, o anúncio da quadra chuvosa do Ceará em 2023. O evento ocorre no Palácio da Abolição com a presença do assessor de Assuntos Federativos do Estado do Ceará, Artur Bruno. O evento tem o objetivo de divulgar o prognóstico de chuvas no Estado em 2023.
O mês de janeiro vem apresentando bom volume de chuvas no Ceará, e isso se intensificou desde o início da semana, no domingo, 15. Entre às 7 horas da manhã de quarta, 18, e de quinta-feira, 19, o Estado apresentou os maiores volumes do ano, chegando a registrar precipitações de 98mm e 87mm em dois postos de coleta da Funceme no município de Boa Viagem, no Sertão Central.
Neste mesmo período, choveu em 141 cidades cearenses, cerca de 76% do total de municípios, com maior destaque para as regiões do Sertão Central e Inhamuns e a parte superior do Cariri (Cedro, Cariús e Jucás). No entanto, a Fundação não conseguiu registrar o acumulado de chuvas em 26 municípios.
Outro período de muitas chuvas no Estado foi entre as manhãs de domingo e segunda-feira, 16, quando 142 cidades foram acobertadas com precipitações, maior número até o momento em 2023. Crateús foi o município de maior volume de chuvas, registrando um pico de 91mm. Foi neste espaço de tempo também que a capital Fortaleza registrou o maior acumulado de chuvas, chegando a 54mm, ultrapassando os 50mm pela primeira vez no ano. No dia seguinte, entre as manhãs de segunda, 16, e terça-feira , 17, a predominância de chuvas se deu no litoral norte, com destaque para os municípios de Santana do Acaraú, que registrou 68mm de precipitações, e de Granja, com quase 51mm.
PRÓXIMOS DIAS
Para o restante desta sexta, 20, a tendência é de chuvas de intensidade moderada para forte nas macrorregiões do Sertão Central e Inhamuns, Cariri e Jaguaribana. Nas demais também devem ocorrer precipitações, mas de menor intensidade, conforme prevê a Funceme. O céu deve variar de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões. No sábado, 21, são esperadas chuvas no centro norte do Estado, também com menor intensidade. O céu deve variar de nublado a parcialmente nublado e há alta possibilidade de chuvas em todas as macrorregiões.
As chuvas esperadas devem-se a áreas de instabilidade atmosférica oriundas do oceano Atlântico e a efeitos locais, como brisa, relevo, temperatura e umidade do ar.
Comparado ao mês de janeiro de 2022, existe uma mudança no calendário chuvoso do Estado. No ano passado, a maior concentração de chuvas se deu na primeira semana do mês e entre os dias 12 e 16. Até este momento, janeiro de 2022 é mais chuvoso do que o de 2023.
Entretanto, em relação aos dias atuais, 19 e 20, está havendo mais precipitações atualmente. Enquanto no ano anterior choveu em apenas 41 municípios e com intensidades moderadas, neste ano há chuvas em mais de 140 cidades do Estado.