Voltar ao topo

13 de janeiro de 2025

Previsão de entrega da reforma do Mercado São Sebastião é de 6 meses

Compartilhar:

Intervenções serão executadas pela Seger. Obra, cuja autorização foi assinada nesta sexta, prevê requalificação e modernização da estrutura do equipamento

Redação OPINIÃO CE
redacao@opiniaoce.com.br

Foto: Natinho Rodrigues

A reforma do Mercado São Sebastião, em Fortaleza, custará aproximadamente R$ 1 milhão, com recursos provenientes do Tesouro Municipal e de emenda parlamentar do deputado federal André Figueiredo.

As intervenções serão executadas pela Secretaria da Gestão Regional (Seger) e devem ser concluídas no prazo de seis meses. A obra, cuja autorização foi assinada nesta sexta-feira, 24, prevê a requalificação e modernização da estrutura do equipamento.

“O Mercado São Sebastião tem uma forte tradição em Fortaleza. É um espaço que eu frequento, assim como muitas outras pessoas, sendo um ponto histórico, turístico e gastronômico. Essas reformas acontecem após a interlocução com a população e com a associação de permissionários, então estamos atendendo uma demanda muito desejada”, disse o prefeito José Sarto durante a cerimônia.

No local, serão realizadas a manutenção do sistema de proteção contra incêndios; reforma da cobertura metálica, esquadrias e nova pintura do bloco C; pavimentação e sinalização do estacionamento da unidade, além da reforma e manutenção das rampas dos passeios externos. Arcelino Lima, secretário executivo da Seger, também salientou que as reformas têm por objetivo atender demandas requeridas pelos permissionários, visando melhorar a estrutura de atendimento e de serviços.

INTERVENÇÕES
As intervenções têm como objetivo proporcionar melhores condições de trabalho aos permissionários e mais conforto aos clientes, afirma a Prefeitura. Além disso, a modernização do equipamento também chega como incentivo para o desenvolvimento turístico e econômico de um dos mais tradicionais mercados de Fortaleza.

De acordo com o vice-presidente da associação de lojistas do Mercado São Sebastião e permissionário de uma loja de balas, Renan Ferreira, “essa reforma vem em boa hora. Nós repassamos as nossas necessidades, que já tínhamos há um bom tempo, e agora conseguimos as obras.”

“O Mercado São Sebastião é o coração de Fortaleza. Nós temos aqui um polo, desde a praça de alimentação, ao comércio de frutas, peixes e carnes; que atrai as pessoas da capital e de outras cidades. Nós vimos que a reforma era necessária e, falando com o prefeito Sarto, liberamos os recursos federais para viabilizar a obra”, comentou André Figueiredo, também nesta sexta.

O Mercado São Sebastião, localizado atualmente na rua Clarindo de Queiroz, é um equipamento público de valor histórico para a Cidade, cuja concepção está datada de 1897. Primeiramente, o espaço estava situado onde hoje é a Praça Waldemar Falcão, também no Centro. Em 1997, um novo projeto foi idealizado pelo arquiteto cearense Fausto Nilo. O equipamento soma cerca de 400 boxes distribuídos em três blocos.

[ Mais notícias ]