Voltar ao topo

1 de novembro de 2024

Previsão de chuva segue até pelo menos esta quarta em todo ceará

Compartilhar:

Para esta terça, a previsão é de céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões. Nas demais regiões, a previsão é de chuva

Priscila Baima
priscila.baima@opiniaoce.com.br

Itatira, no Interior do Estado (Foto: Divulgação)

A primeira semana deste mês começou chovendo em todas as macrorregiões do Ceará. Há possibilidade de seguir com condições para chuva nos próximos dias. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a tendência é de alta possibilidade (entre 40 e 70%) até esta quarta-feira, 6, por exemplo.

Para hoje (5), a previsão é de céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com chuva isolada em Jaguaribana. Nas demais regiões, a previsão é de chuva. Segundo a fundação, amanhã deve chover na faixa litorânea, na Ibiapaba e no Maciço de Baturité.

Nas demais macrorregiões, há alta possibilidade de precipitações. No Cariri, Sertão Central e Inhamuns, há possibilidade grande de chuva já entre a madrugada e manhã de hoje até esta quarta. Entre as 7 horas de domingo, 3, e 7 horas desta segunda-feira, 4, a Funceme registrou chuva em mais de 120 cidades em todo Estado.

MAIORES REGISTROS
O maior registro aconteceu nos municípios de São Gonçalo do Amarante e Fortaleza, ambos com 64 mm, cada. Na região do Cariri, o maior registro foi no município de Barro, com 47.2 mm; na região da Ibiapaba, o maior registro foi em Coreaú, com 38 mm; no Sertão Central, as maiores chuvas foram no município de Saboeiro, com 33 mm.

Em geral, as precipitações esperadas deverão ocorrer em virtude de áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.

Os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registram também para o risco de chuvas e ventos fortes para a maioria das regiões do Ceará até a próxima sexta-feira, 8. Até hoje, o aviso do Inmet para o Ceará está dividido em dois níveis de severidade. Para 39 cidades, o alerta é de nível 1, ou seja, quando há possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos de até 60 km/h.

Para o restante dos 145 municípios cearenses, o alerta é de nível 2, registrando possibilidade de precipitações de até 100 milímetros por dia e ventos com rajadas que podem chegar a 100 km/hora. O grau mais severo dos alertas emitidos pelo Inmet é o de nível 3, que ainda não houve nenhum aviso no Ceará em 2022.

A recomendação do Instituto é que as pessoas que vivem nas localidades com alerta vigente “não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas” e “não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda”.

AÇUDES
Em relação aos açudes no Ceará, o Açude Cocó, localizado em Fortaleza, atingiu a capacidade máxima, segundo a Funceme. O reservatório sangrou neste fim de semana. Com isso, a rede de açudes cearenses passa a 29,76% da capacidade total, com 5,51 bilhões de m³ de água acumulados. A capacidade máxima é de 18,5 bilhões de m³.

[ Mais notícias ]