A Política Militar do Ceará (PMCE), capturou quatro homens em flagrante enquanto roubavam 115 metros de cabos de uma operadora de telecomunicação, no bairro Monte Castelo, em Fortaleza. Os policiais abordaram os suspeitos, que trajavam roupas similares a de uma empresa prestadora de serviço, mas não apresentaram nenhuma ordem de trabalho da suposta empresa e ainda contavam com o apoio de um caminhão, onde estavam os cabos furtados e três celulares, ambos apreendidos.
Os suspeitos foram identificados como João Victor Carvalho Sales da Silva, 25 anos, com antecedentes por homicídio, crime contra a paz pública, crime contra a fé pública e porte ilegal de arma de fogo; Anderson Vieira da Silva, 25 anos, também com antecedentes por tentativa de homicídio e roubo; Antônio Ítalo Ponte de Carvalho, 27 anos, com antecedente por crime contra a fé pública e Carlos Jefferson Alves Micena, 31 anos, sem antecedentes criminais.
Todos foram encaminhados ao 1º Distrito Policial, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), que conduzirá as investigações, e onde o grupo foi autuado por furto qualificado, associação criminosa e por interrupção do serviço de comunicação. A população pode colaborar, de forma anônima e sigilosa, usando o Disque-Denúncia da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio do número 181 ou (85) 3101 – 0181, que também é Whatsapp, além do (85) 3101 – 2233, telefone do 1º DP.
Roubos em 2022
Somente em fevereiro de 2022, em uma ação de combate aos furtos de fios de cobre, a Polícia Civil apreendeu cerca de 354 quilos de fios de empresas de telefonia situadas na capital cearense. Entre os casos recentes, um homem de 31 anos, foi autuado em flagrante no bairro Pirambu, suspeito de furtar a fiação em via pública. O crime aconteceu no dia 27 de dezembro, do ano passado. Com ele, foi encontrado uma sacola onde estavam os fios roubados e uma faca.
A PMCE, em parceria com a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), realiza ações preventivas de combate aos furtos e aos crimes de receptação de cabos elétricos e materiais de telecomunicações. Além de apurar, os policiais promovem um diálogo com donos de estabelecimentos para evitar a aquisição desses produtos furtados.