Menu

Presidente eleito da Alece, Romeu Aldigueri se emociona, lembra do pai e defende união

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, em sessão nesta segunda-feira (2), o deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT), atual líder do governo na Casa. Durante discurso após a votação que confirmou a configuração da nova Mesa Diretora da Alece para o biênio 2025-2026, Romeu Aldigueri se emocionou ao lembrar do pai, Aníbal Arruda, ex-professor da UFC, falecido em abril, aos 90 anos, e pregou unidade e participação equilibrada entre oposição e situação em sua gestão.

“Uma Casa de todos e de todas. Uma das Casas mais transparentes e respeitadas da República, graças à atual Mesa, comandada pelo presidente Evandro Leitão, e de todos os antecessores que por aqui passaram e deram suas contribuições”, destacou o novo presidente. “Somos uma Casa de iguais, do mais votado ao menos votado. Todos aqui, legitimamente, representam o bem-estar da população cearense, que nos colocou aqui para legislar, fiscalizar, trabalhar e para honrar os 9 milhões de cearenses.

A sessão foi presidida por Evandro Leitão (PT), que parabenizou o presidente eleito e reforçou a necessidade de união no parlamento cearense. Também estiveram presente na sessão nomes importantes, como a senadora Augusta Brito (PT) e o presidente estadual do PSD no Ceará, Domingos Filho, que também já presidiu a Casa. Deputados da base e da oposição votaram favoráveis à nova Mesa Diretora, que tem representantes de ambos os espectros políticos.

Live promovida pelo OPINIÃO CE acompanhou todos os detalhes da votação para a nova Mesa Diretora, com comentários de Rodrigo Rodrigues e Dellano Rios, e cobertura do repórter Felipe Barreto, com entrevistas exclusivas.

A vida política de Aldigueri fez um cavalo-de-pau quando o PDT queria emplacar a candidatura de Roberto Cláudio ao Governo do Ceará, ainda em 2022. Ele se rebelou e ficou com o projeto de reeleição de Izolda Cela. Na convenção estadual do PDT, Izolda foi derrotada e Aldigueri levantou a bandeira do governador Elmano de Freitas (PT). Aldigueri trouxe outros deputados e prefeitos para o apoio a Elmano. A vitória consagradora do governador no primeiro turno colocou o deputado Romeu Aldigueri na agenda política do Ceará. Na Alece, sempre foi habilidoso e não promoveu atritos. Ao contrário, construiu caminhos para convivência pacífica.

QUEM É ALDIGUERI?

Romeu Aldigueri de Arruda Coelho, ainda no PDT, não está chegando à presidência da Alece como um estranho no ninho. É político de forte raiz sertaneja, com currículo de gente grande. Foi prefeito de Granja, base política da família, vencendo os próprios parentes. Foi secretário de Estado do Meio Ambiente aos 30 anos, tem mestrado na área ambiental e se preparou para a vida pública.

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Direito Ambiental e mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional, pela Universidade de Barcelona, na Espanha. Foi superintendente do Ibama no Ceará, de 1999 a 2002, e superintendente da Semace, de 2003 a 2006, no governo de Lúcio Alcântara.

Em 2012, foi eleito prefeito de Granja pelo antigo PR. Logo em seguida, eleito deputado estadual. Se tornou líder político da região Norte do Ceará. Além disso, o deputado Romeu Aldigueri contou com o apoio do atual presidente da Alece e prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), para construir uma mesa eclética e pacificada.

COMPOSIÇÃO

Os parlamentares escolhidos são os seguintes:

  • Romeu Aldigueri (PDT) – Presidente
  • Danniel Oliveira (MDB) – 1ª vice-presidência
  • Larissa Gaspar (PT) – 2ª vice-presidência
  • De Assis Diniz (PT) – 1ª secretaria
  • Jeová Mota (PDT) – 2ª secretaria
  • Felipe Mota (União) – 3ª secretaria
  • João Jaime (Progressistas) – 4ª secretaria
  • 1ª Vogal – Luana Régia (Cidadania)
  • 2ª Vogal – Emília Pessoa (PSDB)
  • 3ª Vogal – David Durand (Republicanos)