O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo (PT), deve visitar o Bondinho de Ubajara, na Serra da Ibiapaba, nesta quinta-feira, 17. O equipamento do Governo do Estado gerido pela Secretaria do Turismo (Setur-CE). A visita está marcada para as 15h30 e será conduzida pelos secretários do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque e Jonas Dezidoro.
Segundo o Governo do Estado, o objetivo é apresentar o Bondinho ao presidente da Embratur e seu potencial que colaborou para o crescimento, em 50%, do número de visitas ao Parque Nacional de Ubajara, unidade de conservação federal onde o equipamento está localizado.
Em julho, o Bondinho alcançou a marca de 100 mil usuários transportados. Com capacidade para atender até oito pessoas por viagem, em um percurso que leva em torno de quatro minutos em cada trecho, o bondinho chega a transportar uma média de 400 pessoas todos os sábados, domingos e feriados. Nos períodos de menor movimento, a circulação fica em torno de 150 pessoas por dia.
CENTRO DE EVENTOS
Na sexta-feira, 18, conforme agenda divulgada pelo Governo do Estado, Freixo também deve visitar o Centro de Eventos do Ceará (CEC), em Fortaleza. A visita está marcada para às 11h30 e será conduzida pela secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque. O objetivo é apresentar o CEC e seu potencial para atrair eventos de todos os portes. Na ocasião, será feito um balanço do equipamento, que já sediou mais de mil eventos ao longo desses anos de operação. Desde a sua inauguração, o CEC recebeu congressos, simpósios, palestras com especialistas de renome nacional e internacional, feiras, reuniões e shows nacionais e internacionais.
O equipamento é o principal indutor do turismo de eventos no Ceará, impactando positivamente no cenário econômico do Estado.
PAPEL IMPORTANTE
O CEC desempenha um papel central como o principal impulsionador do turismo de eventos no Ceará, contribuindo positivamente para a economia do Estado, sendo gerido pela Setur e pertencendo ao Governo do Estado. Com uma localização estratégica, infraestrutura moderna e capacidade para sediar uma ampla variedade de atividades, o CEC tem atraído a atenção de organizadores de congressos, feiras, palestras e shows.
A secretária Yrwana Albuquerque reforça a versatilidade e multifuncionalidade do espaço em abrigar diferentes segmentos. “O Centro de Eventos do Ceará se tornou uma referência para a realização de eventos em nossa região. Sua localização estratégica, próxima ao aeroporto e aos principais pontos de hospedagem da cidade, facilita a logística dos participantes. Além disso, a infraestrutura moderna e adaptável às necessidades de cada evento é um grande atrativo”, afirmou a titular do Turismo do Ceará.