Voltar ao topo

17 de julho de 2024

Presidente da Comissão de Educação da AL defende planos de carreiras de professores em conferência estadual

Durante o encontro, o deputado Queiroz Filho (PDT) também debateu a importância da mobilização pelo Estado Democrático de direito e materialização do Fundeb.
Foto: Reprodução/Assessoria

Compartilhar:

O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Queiroz Filho (PDT), defendeu a garantia do Piso Salarial Profissional Nacional e de Planos de Carreira para profissionais da educação das redes pública e privada do Ceará e País durante a II Conferência Estadual Popular de Educação (COEPE), realizada nesta quarta-feira (23). Na oportunidade, Queiroz ministrou palestra virtual com o tema “Eixo VI – Construção de um Projeto de Nação Soberana e de Estado Democrático, em Defesa da Democracia, da Vida, dos Direitos Sociais, da Educação e do Plano Nacional de Educação”.

“O nosso intuito é apresentar pontos importantes, sugestões para a construção de um projeto estadual e nacional de maneira democrática. Para isso, é necessário traçar um histórico do que vem acontecendo no país nos últimos anos de 2014 para cá, visto que a nossa democracia ainda é muito jovem e temos acompanhado uma destruição da educação brasileira. Nosso papel é se juntar e fazer com que mais pessoas participem desse processo, estimulando uma boa política pública na área”, destacou o parlamentar.

Durante o encontro, o deputado também debateu a importância da mobilização pelo Estado Democrático de direito e materialização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) como fundo permanente. Segundo o parlamentar, o cenário atual da educação também exige medidas de reparação dos impactos da Covid-19. “A população torce para que a pandemia acabe de vez com o avanço da vacinação. Mas é preciso mensurar o reflexo do que vivemos para o futuro de todos os estudantes e profissionais da educação”.

CONAPE 2022

O objetivo da COEPE é mobilizar setores de todo o País para a formulação de um documento a ser apresentado na Conferência Nacional de Popular de Educação (CONAPE) 2022, que será realizada em junho, em Natal, no Rio Grande do Norte. A organização e mediação é do Fórum Estadual de Educação do Ceará (FEE/CE), composto por 44 instituições que atuam com o objetivo de articulação com órgãos governamentais e sociedade civil envolvidos com o tema da educação.

[ Mais notícias ]