O presidente da Fortescue, Andrew Forrest, empresa australiana a obter a primeira licença prévia para uma planta de hidrogênio verde no Ceará, ministrará uma palestra no auditório da reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), no bairro Benfica, nesta sexta-feira (10), às 10h30, sobre o tema mudanças climáticas e transição energética. A entrada será gratuita.
O projeto da empresa australiana Fortescue foi aprovado no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) em 26 de outubro e receberá um investimento significativo. A planta será desenvolvida em etapas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), especificamente no Setor 2 da ZPE Ceará. O projeto tem potencial para produzir 837 toneladas de hidrogênio verde por dia, com o uso de 2,1 mil magawatts (MW) de energia renovável. Além disso, o projeto pode gerar cerca de 5 mil empregos na fase de construção.
HUB DE HIDROGÊNIO VERDE
Desde fevereiro de 2021, o Governo do Ceará, em parceria com o Cipp, a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e a UFC, criou o Hub de Hidrogênio Verde do Ceará, um centro que tem atraído diversas empresas interessadas em instalar plantas para a produção e distribuição de hidrogênio verde no Complexo do Pecém. Até agora, 34 memorandos de entendimento (MoUs) foram assinados.