Menu

Prefeituras do Ceará intensificam segurança após ataque ocorrido em Farias Brito

Foto: Divulgação/SSPDS

Após ataque em escola municipal da Prefeitura de Farias Brito, nesta quarta-feira, 12, prefeituras de todo o Estado intensificam a segurança em instituições de ensino municipais e prestam solidariedade às vítimas do ocorrido. O Programa Ronda Escolar, cujo objetivo é prevenir e coibir ocorrências relacionadas a atos violentos e ameaças contra a comunidade escolar, começou a ser aplicado nesta semana. Mais de 1,5 mil unidades de ensino foram visitadas pela PMCE.

Em Fortaleza, o prefeito José Sarto (PDT) publicou em seu Instagram uma nota prestando solidariedade às vítimas de ataques escolares. Ainda na postagem, o gestor anunciou que foram enviados projetos de aprimoramento e ampliação das ações de prevenção a esses ataques.

“Esclareço à população de Fortaleza que, desde os primeiros casos, estamos atentos e tomando providências para reforçar as medidas de proteção das nossas unidades e a promoção da assistência psicossocial da comunidade escolar”, escreveu o pedetista em sua rede social.

JUAZEIRO DO NORTE

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, também através de seu Instagram, tem realizado publicações visando a incrementação de segurança nas escolas e uma maior atenção aos perigos a que alunos e profissionais escolares estão expostos nessa onda de ataques. Localizado na Região do Cariri, assim como Farias Brito, o Município repostou a publicação da Nota de Esclarecimento do ocorrido em Farias Brito.

Outro “repost” do Instagram da prefeitura foi o do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), o qual informa como realizar denúncia de ameaça de ataque a escolas.

MARACANAÚ

Em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o prefeito Roberto Pessoa (PSDB) afirmou que, a partir desta quinta-feira, 13, será ampliada a Ronda Escolar nas instituições de ensino do município. De acordo com o peessedebista, a Ronda Escolar vai contar com seis viaturas da Guarda Civil Municipal, seis equipes de vigilância privada, três viaturas da Polícia Militar (PM) e dois veículos do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

Em Maranguape, também na Grande Fortaleza, o prefeito Átila Câmara (Solidariedade) realizou, na quarta-feira, 12, uma reunião visando melhorar a segurança nas escolas do Município. No encontro, estiveram o Secretário de Educação, Júnior Soares, representantes do Companhia de Policiamento Comunitário (Copac), o Comandante da Guarda Municipal, Marcelo Diogo e membros técnicos da Educação.

De acordo com o gestor, “já existem várias ações e protocolos de ronda e acompanhamento nas escolas, tanto da Polícia Militar, quanto da Guarda Municipal que atuam em contato direto com os diretores, em diálogos, palestras, rondas e em visitas quando solicitadas”.

No município de Forquilha, representantes das secretarias da Educação da Segurança Pública se reuniram com a equipe da inteligência da PM e diretores escolares para traçar estratégias que venham prevenir a violência e ampliar as rondas nas escolas. De acordo com a gestão, o sistema das Rondas Escolares, realizado pela Guarda Civil Municipal, já foi reforçado. Além disso, foi montada uma equipe para atendimento de denúncias sobre suspeitas de situações de violência nas escolas municipais.

Em Tauá, no Sertão Central, a Prefeitura disse que está trabalhando em conjunto com as autoridades de segurança pública para garantir a segurança das escolas. “Serão intensificadas as rondas policiais nas proximidades das escolas, além de outras medidas para prevenir a violência nas escolas“, disse, em nota publicada no Instagram. “Pedimos a colaboração dos pais e responsáveis para que fiquem atentos e denunciem qualquer suspeita de violência ou atividade suspeita nas escolas. Juntos podemos garantir um ambiente escolar seguro e tranquilo para nossas crianças e jovens”, finaliza.