Voltar ao topo

16 de outubro de 2024

Prefeitura promove ações para atender população em situação de rua de Fortaleza

Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) promove atividades em Centros de Referência
Foto: Reprodução/Prefeitura de Fortaleza

Compartilhar:

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto, a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) de Fortaleza promove na próxima quarta-feira, 16, o II Torneio de Futebol da PopRua de Fortaleza, das 8h às 17h, na Praça do 5º Batalhão, no Centro da Capital. O evento, organizado pelo Movimento da População de Rua de Fortaleza com o apoio da Prefeitura, por meio da SDHDS, da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Secel) e da Secretaria Executiva Regional 4 (SER 4), espera reunir cerca de 200 participantes. Troféus, medalhas e alimentação serão oferecidos aos envolvidos.

Durante esta semana, até a próxima sexta-feira, 18, haverá uma série de ações socioeducativas voltadas para a autoestima, lazer, integração comunitária e formação sobre direitos para as pessoas em situação de rua, com programação nos Centros de Referência para População em Situação de Rua, nomeadamente o Centros Pop Centro e Benfica, bem como o Centro de Convivência para Pessoas em Situação de Rua, no Centro de Fortaleza.

O titular da SDHDS, Francisco Ibiapina, destacou a importância desse torneio e das ações durante esta semana. “O objetivo da população em situação de rua é assegurar que as políticas públicas sejam concebidas considerando suas necessidades. A realização deste campeonato, em parceria entre SDHDS e Secel, contribui para garantir direitos, promover políticas públicas adequadas e fomentar o esporte e lazer para esse grupo”.

PROGRAMAÇÃO

Nesta terça-feira, 15, a programação ocorrerá no Centro de Convivência, na Av. Dom Manuel, no Centro de Fortaleza. Pela manhã, o foco será a realização de uma ação de cidadania que abrange cortes de cabelo, visando elevar a autoestima dos participantes. À tarde, a diversão e entretenimento serão garantidos por meio de uma sessão de cinema no local. Na quarta-feira, 16, no unidade Pop do Centro, serão exibidos pela manhã os documentários “A Rua Existe e Resiste”, “Onde Eu Moro” e “Nóis da Rua” serão exibidos, conduzidos na sequência por discussões enriquecedoras acerca das obras apresentadas. No mesmo dia e também pela manhã, no Centro Pop do bairro Benfica, além de serviços de corte de cabelo, haverá uma sessão de karaokê, proporcionando uma dose de diversão e cuidado.

Já nesta quinta-feira, 17, pela manhã, haverá no Centro Pop do Centro, a criação de cartazes, banners e faixas, todos relacionados ao Dia Nacional de Luta Pelos Direitos da População em Situação de Rua. Na parte da tarde, uma parceria com o Consultório na Rua levará atendimentos de saúde para os participantes, entre 13h e 17h. Na unidade do bairro Benfica as ações ocorrerão somente pela manhã, com a exibição de um documentário que aborda a luta da população em situação de rua e suas conquistas, seguido por um enriquecedor debate. Um torneio de futebol de salão na Areninha do bairro Pirambu levará diversão aos participantes, em ação com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no Centro de Convivência.

Na sexta-feira, 18, e último dia das ações alusivas ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, será oferecida uma manhã de atividades físicas e corte de cabelo, no Centro Pop Centro. Já na unidade Benfica, a manhã de atividades contará com uma programação agradável de lazer na Lagoa de Messejana, onde haverá atividades físicas, distribuição de roupas e uma animada apresentação musical. A programação festiva no Centro de Convivência contará pela manhã com a realização de um bingo e a distribuição  de brindes aos participantes. Na parte da tarde, ocorrerá uma apresentação do coletivo artístico K’os, além de um desfile para eleger o rei e a rainha do Centro de Convivência.

DIVERSIDADE DE SERVIÇOS

Para a população em situação de rua em Fortaleza, a Prefeitura dispõe de serviços em 17 equipamentos municipais que oferecem diariamente cerca de 2.600 atendimentos. Na área da assistência social, são proporcionados alimentação, locais de acolhimento, pousadas sociais, aluguel social, Espaços de Higiene Cidadã, Centros de Convivência, Casa de Passagem, Refeitórios Sociais e os Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).

Nestes centros, ocorre o acompanhamento para acesso à documentação oficial, Cadastro Único para Programas Sociais, atendimento psicológico e jurídico, entre outros. Já na área de saúde, a gestão municipal oferece atendimentos por meio das seis equipes do projeto Consultório na Rua, que percorrem a cidade com profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais e agentes sociais.

Engajamento Nacional

Em 2019, foi oficializado o termo de adesão entre a cidade de Fortaleza e o Governo Federal para cooperação mútua na implantação da Política Nacional para a População em Situação de Rua. Essa política busca promover direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais, com responsabilidade do poder público pela sua elaboração, financiamento e articulação com políticas públicas federais, estaduais e municipais.

[ Mais notícias ]