“Bora pular da ponte?” ou “Vamos ver o pôr do sol lá na ponte?” são convites comuns entre os fortalezenses que curtem um desafio atrelado ao mar. A Ponte Metálica ou popularmente conhecida como Ponte Velha deixou de ser ponto de encontro para convites como esse nesta semana em Fortaleza. Na última quarta-feira, 2, a Prefeitura de Fortaleza começou a isolar o local com tapumes e placas de proibição. O motivo é visivelmente justificado pela aparência do também ponto turístico. Sua estrutura está gravemente comprometida pela erosão, pela maresia e pelo tempo. A gestão do prefeito Sarto (PDT), por outro lado, garante que o espaço será revitalizado, com um projeto que deve transferir a adrenalina de pular da ponte para um local mais seguro e novo. Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 3, o secretário da Infraestrutura, Samuel Dias, confirmou a informação do projeto de revitalização. O titular esteve no local em que está o bloqueio.
A gestão municipal, segundo o secretário, está tentando encontrar um ponto de equilíbrio para agradar moradores e turistas que vão até o local contemplar a vista do Mara Hope e saltar no mar.
“Estamos tentando encontrar um ponto de equilíbrio entre a necessidade da população e a necessidade da segurança da população. Estamos fazendo um projeto de requalificação do espigão que fica aqui ao lado esquerdo da ponte e nesse espigão nós vamos transferir todas as atividades esportivas e culturais que acontecem aqui no Poço da Draga. Ele vai ser diferente, vai ter uma plataforma de salto para o mar, vai ter arquibancada para a contemplação do pôr do sol para termos uma coisa muito mais segura”, revela.
Samuel informou que a obra já está começando e faz parte do projeto de requalificação da Praia de Iracema, que inclui também todo o seu entorno, onde tem o Pavilhão Atlântico e a quadra de futebol, que será uma mini Areninha.
Além disso, vai ser feito também “um calçadão de interligação, que já está em obras, ligando o Poço da Draga à Praia de Iracema. Nas próximas semanas, já estaremos trabalhando diretamente aqui no espigão e fazendo o fechamento definitivo e seguro da ponte antiga que permanecerá como uma memória afetiva da região”, salienta.
Fabiana Tavares, moradora do Poço da Draga, denunciou ao OPINIÃO CE, que o bloqueio da prefeitura não está funcionando.
“Não adianta, eles vão arranjar um jeito de pular, sobem um no outro e já pulam. É arriscado porque tem muito ferrugem. A ideia era a Prefeitura fechar tudo e deixar bem alto. Eles ficam debaixo também, não estão preocupados, é algo que sempre vão fazer até ter uma fiscalização mais forte“, contou Tavares.
Filho de pescador, Flávio Gomes, de 56 anos, é comerciante do Poço da Draga e é apaixonado pelo local. Ele informou à reportagem que desde os oito anos pula da ponte e nem a pandemia da covid-19 fez com que ele deixasse de pular da Ponte Velha.
“Minha mãe sempre me proibiu e eu ia mesmo assim. Quem se acidentou, pelo que sei, não conhecia o local, e a gente que é daqui conhece. É muito difícil a gente se acidentar”, disse Flávio, todavia, disse não ser contra a reforma e aproveitará a nova plataforma que será feita.
O secretário, por sua vez, explicou que a ideia é fechar definitivamente o local com mais empecilhos. “A ideia é fazer um fechamento que impeça, de fato, o acesso das pessoas, mas que também não seja nada agressivo”.
Em relação aos comerciantes do local, Samuel Dias esclareceu que todos estão cadastrados e vão fazer parte do projeto do novo Poço da Draga.
“Vão ter o seu local para trabalhar, queremos dar um equipamento mais padronizado, exatamente para que a gente possa manter essa cultura da utilização da praia. Vamos entregar o calçadão do Havaizinho que as obras do Acquário tiraram. Nós vamos ter muito espaço aqui para todos continuarem trabalhando. A reforma da Praia de Iracema gira em torno de R$ 27 milhões, acrescentando os R$ 8 milhões da Ponte dos Ingleses”, conclui o secretário.