O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), durante transmissão ao vivo nas redes sociais, nesta terça-feira, 26, anunciou a instalação de quatro novos xiringadores na cidade. O primeiro foi lançado no último fim de semana, na Avenida Beira-Mar, e tem por objetivo diminuir a sensação de calor dos ciclistas que pedalam na via. A ampliação será feita em outras quatro avenidas movimentadas da cidade: Godofredo Maciel, Bezerra de Menezes, Rogaciano Leite e José Bastos.
“Resolvemos fazer esse teste na Beira-Mar por ser um local muito frequentado pelos moradores da cidade, apresentando à população e dando uma maior visibilidade. Levamos agora essa ideia a outros locais porque acreditamos que ela dará mais conforto para quem anda de bicicleta na cidade e para incentivar ainda mais pessoas a usarem“, destacou Sarto.
O xiringador faz parte do Pedala Mais, política cicloviária lançada na última semana que pretende dobrar o número de usuários de bicicleta na Capital em 10 anos por meio de ações em manutenção, expansão e melhoria da infraestrutura cicloviária. Além dele, estão previstas outras ações que incluem a manutenção e criação de ciclovias e ciclofaixas com maior arborização destes espaços.
A partir da próxima semana, 300 árvores adultas serão plantadas em ciclovias de grande circulação, garantindo um sombreamento aos ciclistas e trazendo maior conforto térmico. Desde o início da gestão, já foram plantadas 175 mil árvores em Fortaleza. Dessas, mais de 72 mil são adultas e possuem mais de 1,80 metro de altura.
PASSE-LIVRE ESTUDANTIL
O prefeito voltou a falar sobre o projeto do passe-livre estudantil, que foi enviado à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) na última segunda-feira, 25, com pedido de urgência. Sarto acredita que o projeto será debatido pelos vereadores ao longo dos próximos dias. Ele assegurou que, quando aprovado, o projeto será sancionado o mais rápido possível para garantir o benefício a todos os estudantes de Fortaleza, sem nenhuma condicionalidade.
