Voltar ao topo

20 de abril de 2025

Prefeitura e CDL lançam pacote de ações para o Polo de Moda José Avelino

Às 8h30, será realizada uma coletiva de imprensa para detalhar as medidas que serão adotadas
Foto: Reprodução/Prefeitura de Fortaleza

Compartilhar:

A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), a Prefeitura de Fortaleza e a Associação do Polo de Moda José Avelino anunciam, nesta terça-feira (6), um pacote de ações para o Polo de Moda José Avelino, um dos mais tradicionais centros de compras populares da cidade. O objetivo é fortalecer o turismo de compras e a economia local. Às 8h30, será realizada uma coletiva de imprensa para detalhar as medidas que serão adotadas.

As medidas incluem capacitação para empreendedores, melhorias na infraestrutura, com sinalização do espaço e um serviço de coleta seletiva através do projeto Re-Ciclo. As ações prometem transformar o polo em um local ainda mais atrativo, o consolidando como um dos principais destinos para compradores e revendedores de todo o Brasil.

Além disso, a área contará com a Unidade Móvel de Atendimento ao Desenvolvimento Econômico, que oferecerá serviços gratuitos de capacitação, consultoria, e orientações para microempreendedores. A iniciativa visa apoiar cerca de 120 mil pessoas que dependem direta ou indiretamente do comércio local. O lançamento acontecerá no estacionamento do Mercado Central, às 8h30.

MELHORIAS PARA O SETOR

Em junho, o Governo do Estado já havia feito anúncios importantes para o setor. Á época, o governador Elmano de Freitas (PT) assinou decreto que diminui a incidência do ICMS sobre a moda para os trabalhadores do ramo situados na Rua José Avelino, no Centro de Fortaleza, e no Centro Fashion, no bairro Jacarecanga. Com a ação, enquanto a alíquota do ICMS no Ceará é de 20%, para a moda será de 2%. Na oportunidade, também foi lançado o programa Empreendedor Legal, para simplificar a regularização da atividade comercial com o intuito de incentivar vendas interestaduais.

A medida faz parte da demanda dos permissionários locais para garantir uma maior competitividade nas vendas no atacado. Em Pernambuco, por exemplo, já há ações da política fiscal implementadas pelo governo para o polo da moda de Caruaru.

[ Mais notícias ]