Celebrando o Dia Nacional da Visibilidade Trans, que acontece nesta quarta-feira (29), a Prefeitura de Fortaleza realiza a “Semana da Visibilidade Trans”, até a próxima sexta-feira (31). Serão realizadas rodas de conversa, cine-debates, oficinas arte-educativas, exposições e outras atividades culturais, em diversos equipamentos da Capital.
No próprio dia 29, acontece a Roda de Conversa “TransVisibilidade e Saúde: a garantia do acesso à saúde pelas pessoas trans e travestis de Fortaleza”, como principal atividade, às 9h30, na Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Dr. Antônio Ciríaco de Holanda Neto. A iniciativa é uma realização da Secretaria Dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), por meio da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Coordenadoria de Redes de Atenção Primária e Psicossocial.
Conforme o titular da Coordenadoria da Diversidade Sexual, Narciso Junior, a motivação da iniciativa é a importância e a necessidade de iniciativas voltadas para a saúde da comunidade trans. O evento receberá representantes dos movimentos sociais para ouvir as demandas da população, além de gestores e especialistas na área.
“Ao pensar em ações de visibilidade e enfrentamento a transfobia, considera-se que o cuidado e a saúde das pessoas trans devem estar entre as principais pautas na garantia dos direitos”, ressaltou Narciso Junior.
Participam do momento Jayane Ribeiro, mestranda em Saúde da Família pela Fiocruz/CE, especialista em Medicina de Família e Comunidade e médica do Núcleo de Cuidado em Saúde Trans na UAPS Antônio Ciríaco, e Mariana Pinheiro de Marchi, psicóloga, especialista em Saúde da Família e Comunidade e assessora técnica da Célula de Atenção Primária em Saúde, responsável pelo Núcleo de Saúde LGBTQIA+ da SMS. Representando os movimentos sociais, estarão presentes Silvinha Cavalleire, presidenta Nacional da União Nacional LGBT (UNALGBT) e conselheira nacional de saúde, além de Shay Luiz Castro, trans masculino, professor licenciado em Geografia pela UFC e artista fotográfico.
PROGRAMAÇÃO
As atividades acontecem em espaços como o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) Unidade Centro, pelas manhãs, de 9h30 às 11h, com demanda livre, mas com foco especialmente no público LBTQUIA+ e pessoas trans que frequentam o equipamento. Na quarta e sexta-feira, serão realizadas oficinas arte-educativas com os educadores sociais e psicólogo do Centro Pop.
Na Rede Cuca, o Cuca José Walter será palco de duas balls. A primeira, Freak Show Ball, acontece nesta terça-feira (28), das 18h às 21h. Na quarta (29), as atividades começam às 18h, no teatro do Cuca José Walter, com diálogos sobre os cuidados preventivos com a saúde mental para comunidade trans, e segue para noite com a Monochromatic Chanel Vogue Night.
Ainda no dia 29, às 19h, o Cuca Barra exibe o curta-metragem “Brilhante”, seguido de uma roda de conversa sobre a visibilidade trans. No mesmo dia, das 15h às 17h, o Cuca Mondubim apresenta “Narrativas Trans”, uma exposição com imagens e cartazes que mostram a trajetórias dessas jovens trans, assim como a importância da data para elas. Toda a programação da Rede Cuca é gratuita.
Confira programação completa:
- Roda de Conversa TransVisibilidade e Saúde: a garantia do acesso à saúde pelas pessoas trans e travestis de Fortaleza
Data: 29/01
Horário: 9h30
Local: Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Dr. Antônio Ciríaco de Holanda Neto (Rua Gomes Brasil, 555 – Parangaba)
Centro Pop Centro
Horário: 9h30 às 11h
Local: Rua Jaime Benévolo, 1059 – José Bonifácio
- terça-feira (28)
Roda de conversa sobre visibilidade trans e cidadania, com Elias Figueiredo – historiador e coordenador do equipamento - quarta-feira (29)
Atividade de manualidades (arte educação), com Rayanne Braz – educadora social - sexta-feira (31)
Confecção de cartazes finalizando as atividades da semana de visibilidade da pessoa trans, com Lucas Pessoa (educador social) e Felipe Lima (psicólogo)
Observação: demanda livre, com foco especialmente no público LBTQUIA+ e pessoas trans que frequentam o equipamento
Rede Cuca
- terça-feira (28)
Cuca José Walter (Rua 69, s/n – Pref. José Walter), 18h às 21h: Freak Show Ball - quarta-feira (29)
Cuca Barra (Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará), 19h às 20h: exibição do curta-metragem “Brilhante” + roda de conversa sobre a visibilidade trans
Cuca José Walter (Rua 69, s/n – Pref. José Walter), 18h às 21h: Diálogos sobre os cuidados preventivos com a saúde mental para comunidade trans + Baile Monocomatic Chanel Vogue Night
Cuca Mondubim (Rua Professor Glauco Lobo, s/n – Mondubim), 15h às 17h: exposição “Narrativas Trans”