Seguindo a tendência que vem crescendo para diminuir a quantidade de carros nas ruas e melhorar a mobilidade urbana, Fortaleza espera dobrar o número de ciclistas nos próximos 10 anos, chegando a 470 mil pessoas que realizam o deslocamento diário de bicicleta. Para isso, a Prefeitura lança nesta segunda-feira (9) o programa Pedala Mais Fortaleza. Atualmente, a Capital conta com 235 mil ciclistas. No lançamento, serão apresentados os detalhes do programa, como as ações que devem ser implantadas até 2024 no sentido de trazer mais conforto, segurança e bem-estar para os ciclistas.
As primeiras iniciativas começaram ainda em agosto deste ano, como o início da manutenção da ciclovia da Avenida Bezerra de Menezes, instalação dos cinco Xiringadores e a nova Ciclofaixa de Lazer, por exemplo. O Pedala Mais tem apoio internacional da Bloomberg Philanthropies e da Global Designing Cities Initiative (GDCI), após Fortaleza ganhar o maior prêmio do Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (Bici), em junho.
BICI
O programa visa incentivar a priorização da bicicleta como meio de deslocamento a partir da inovação da malha cicloviária. Com a proposta apresentada, a Capital quer chegar a um total de 600 km de infraestruturas cicloviárias até 2026. Conforme dados da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), em menos de uma década, entre 2014 e 2022, Fortaleza mais que quintuplicou a malha cicloviaria, passando de 68 km para 425,3 km. Até 2024, a cidade deve chegar aos 500 km de vias exclusivas para bicicletas. Por meio do Bici, a capital cearense contará com o investimento de 1 milhão de dólares que, para além da expansão das vias, será utilizado para desenvolver um política cicloviaria inovadora baseada em dados.
A proposta de expansão é liderada pelo Laboratório de Inovação de Fortaleza, da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), em conjunto com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). A meta do trabalho, conforme a Prefeitura, é “construir uma visão comum de cidade ciclável, alcançando uma maior adesão de públicos mais diversos”.
Atualmente, a cidade possui 419,2 km de malha cicloviária, um aumento de 516% quando comparado aos 68 km de infraestrutura existentes no final de 2012. De acordo com o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês), Fortaleza é a capital brasileira onde as pessoas vivem mais próximas à infraestrutura cicloviária, com 51% dos habitantes morando a menos de 300 metros de alguma ciclovia, ciclofaixa, ciclorrota ou passeio compartilhado.
REDUÇÃO DE MORTES NO TRÂNSITO
Em 2022, Fortaleza passou a contar com o Plano Municipal de Segurança no Trânsito, principal instrumento norteador da política de segurança viária. O plano, que institucionaliza uma série de estratégias bem sucedidas ao longo dos últimos anos, tornou Fortaleza a primeira capital do País a criar uma lei municipal sobre o tema. Durante oito anos consecutivos, a capital cearense reduziu o número de acidentes fatais, acumulado um decréscimo de 58% em todo o período.
A política tem como base a abordagem de Sistemas Seguros e Visão Zero, com a premissa que nenhuma morte ou lesão grave no trânsito é aceitável, apesar de reconhecer que erros humanos são inevitáveis, mas que sinistros podem ser menos severos a partir do planejamento urbano.