A Prefeitura de Fortaleza estaria gastando R$ 10 milhões em propagandas sobre ações de limpeza, coleta de lixo e reciclagem durante o período eleitoral, momento em que é vedada a publicidade institucional. A denúncia foi feita pelo jornal Folha de S. Paulo, nesta segunda-feira (30). Segunda reportagem, o conteúdo faz parte de um projeto criado para operar somente de junho a novembro deste ano, e que funciona com recursos extras.
A ações de comunicação são feitas pela empresa Ecofor Ambiental, ligada ao Grupo Marquise, companhia que detém os contratos de manejo do lixo com o município desde 2003. O valor de R$ 10 milhões do projeto foi adicionado no contrato da Prefeitura com a empresa, destinado ao projeto “Maior Limpeza Fortaleza”, que consiste em vídeos e publicações impulsionadas na internet. No material, são divulgadas as ações e o nome da empresa, sem referências à Prefeitura.
O OPINIÃO CE entrou com a Prefeitura de Fortaleza para questionar a respeito do conteúdo da matéria da Folha de S. Paulo. O Município negou que haja irregularidades, já que o projeto seria uma iniciativa de educação ambiental executada pela empresa, vínculo, menção ou referência à Prefeitura de Fortaleza ou à gestão do prefeito José Sarto (PDT), que concorre à reeleição. A Prefeitura deve acionar judicialmente a publicação.
À reportagem da Folha de S. Paulo, a Prefeitura negou a irregularidade. “Em nenhuma dessas ações e conteúdos divulgados há menção nem referência à Prefeitura de Fortaleza nem aos feitos da gestão. Portanto, não se trata de propaganda”, diz parte da nota do Município, citada pelo jornal.