Voltar ao topo

23 de julho de 2024

Prefeitura de Fortaleza e UFC realizam Passeio Jane Jacobs no Pirambu

Conduzido por voluntários e oferecidos gratuitamente ao público, o evento acontece simultaneamente em cidades do mundo inteiro
Foto: Divulgação

Compartilhar:

Nesta sexta-feira 5, às 14h, a Prefeitura de Fortaleza, por meio do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e da Vice-Prefeitura, e a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Grupo de Pesquisas de Imagem, Consumo e Pesquisas Urbanas (Giceu), se juntam à iniciativa mundial e realizam no Pirambu o II Passeio Jane Jacobs. O projeto tem como objetivo conectar os cidadãos com os espaços públicos da Cidade.

Para participar, o interessado deverá comparecer no Teatro São José às 14h. O passeio tem previsão de aproximadamente três horas de duração e percorrerá uma distância de 2,2 km. O percurso seguirá por três pontos no bairro Pirambu, que é classificado como uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS): Projeto Quatro Varas, Vila do Kite e Marco Zero. Com a ajuda dos guias presentes, os participantes poderão conhecer um pouco mais da história de Fortaleza e as curiosidades sobre o bairro.

Realizados anualmente desde 2007, as caminhadas são conhecidas ao redor do mundo como Jane’s Walk, ocorrem em maio (mês de aniversário da homenageada) e são inspiradas na ativista, escritora, jornalista e urbanista Jane Jacobs. Em Fortaleza, a atividade também faz parte das ações ligadas ao programa Fortaleza Cidade Criativa, da Prefeitura de Fortaleza em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

QUEM FOI JANE JACOBS

Autora do livro “Morte e vida nas grandes cidades”, a jornalista e urbanista Jane Jacobs acreditava que as cidades são sistemas que possuem uma lógica e dinâmica própria e podem mudar com o passar do tempo. Além disso, a americana destacou a importância dos moradores locais saberem como é a história de seus bairros e cidades.

Serviço

Passeio Jane Jacobs — Pirambu
  • Data: 05/05 (sexta-feira)
  • Horário da concentração: 14h
  • Local da concentração: Teatro São José (Rua Rufino de Alencar, 299 – Centro)
  • Percurso: Projeto Quatro Varas, Vila do Kite e Marco Zero

[ Mais notícias ]