A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza está desenvolvendo um projeto para a aplicação de telemedicina na rede municipal de saúde da Capital. A informação foi confirmada pelo OPINIÃO CE junto à Secretaria. Conforme a pasta, “todos os detalhes serão divulgados” após a conclusão do projeto. Atualmente, os atendimentos da rede pública são realizados somente no formato presencial, com a telemedicina utilizada apenas na rede privada.
Em junho de 2020, a Prefeitura de Fortaleza disponibilizou teleconsulta, por meio do Instituto de Previdência do Município (IPM), exclusiva para todos os servidores municipais e beneficiários do IPM Saúde que apresentassem sintomas da covid-19.
Outros municípios já utilizam os atendimentos por meio da telemedicina na rede de saúde pública. São Paulo, por meio do e-SaúdeSP; Rio de Janeiro, através do Telessaúde Rio; Recife, por meio do Atende em Casa (apenas para pacientes com suspeita de Covid); e Belo Horizonte são exemplos de capitais que possuem políticas voltadas à telemedicina.