Voltar ao topo

8 de outubro de 2024

Sarto decreta ponto facultativo na véspera do feriado de Nossa Senhora da Assunção

Decisão visa celebrar a padroeira da cidade e será publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, 11
Foto: Reprodução/Arquidiocese de Fortaleza

Compartilhar:

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou nesta sexta-feira, 11, em suas redes sociais, a decretação de ponto facultativo na próxima segunda-feira, 14, em virtude do feriado de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da cidade. A decisão, que celebrará a data religiosa, será oficializada por meio de publicação no Diário Oficial do município desta sexta-feira.

Conforme anúncio de Sarto, o decreto não terá impacto no funcionamento dos serviços essenciais que continuarão operando normalmente. Setores como assistência de saúde de urgência e emergência, socorros urgentes, limpeza pública, fiscalização e orientação de trânsito, segurança e salva-vidas não sofrerão interrupções devido ao ponto facultativo.

CAMINHADA COM MARIA

A Arquidiocese de Fortaleza volta a realizar na próxima terça-feira, 15, a Caminhada com Maria, um dos maiores eventos religiosos do país, após os anos de pandemia, que celebra Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Capital. Com o tema “Caminhamos juntos com Maria no amor de Jesus”, a Arquidiocese de Fortaleza informou que edição deste ano promoverá a comunhão e a solidariedade entre os fiéis, seguindo o apelo do Papa Francisco.

A comissão organizadora trabalhou intensamente nos últimos meses para garantir todos os aspectos do evento, que incluirá orações, recitação do Rosário e um testemunho público de fé, incentivando a solidariedade, justiça e paz.

Segundo a Arquidiocese, a programação começa ao meio-dia no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, localizado no bairro Vila Velha, com uma missa presidida pelo Arcebispo Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques. A procissão seguirá pelo percurso tradicional de aproximadamente 12,5 quilômetros até a Catedral Metropolitana, no Centro, onde a padroeira será coroada.

Reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil desde 2015, o evento reúne multidões em uma procissão de doze quilômetros. Originado da inspiração do Papa João Paulo II em 2003, que declarou aquele ano como o do Santo Rosário, o arcebispo Dom José Antônio de Fortaleza decidiu criar o evento, que se tornou uma referência cultural e religiosa na região.

[ Mais notícias ]

Meu amor pelos gatos dos outros

Quando criança, nunca pude ter um pet. Minha mãe era avessa a bichos de estimação. Sempre amou apenas as plantas e dizia que eu evitasse