A Prefeitura de Fortaleza iniciou a convocação, por meio da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) e do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), dos 1.544 candidatos que foram habilitados para participar da segunda etapa do concurso da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), que consiste na inspeção de saúde, composta por exame médico e exame toxicológico.
A inspeção ocorrerá nos dias 19 e 20 de agosto de 2023, no Colégio Estadual Liceu do Ceará (Praça Gustavo Barroso, Jacarecanga). Os candidatos devem comparecer com 30 minutos de antecedência do horário de convocação e no dia específico, de acordo com anexo do edital publicado no site da banca organizadora e no Portal da Prefeitura.
Os candidatos deverão conferir todas as informações e orientações sobre a próxima etapa do concurso e comparecer ao local munidos de documento de identidade original e dos exames médicos pré-admissionais, clínicos e laboratoriais solicitados. Os exames deverão ser providenciados e custeados pelos próprios candidatos e ter validade de um período de 90 dias anteriores à data de apresentação, ou seja, apenas serão aceitos e válidos os exames realizados dentro do prazo de 90 dias que antecedem as datas de 19 e 20 de agosto.
Os candidatos que se ausentarem na fase de Inspeção de Saúde, que não apresentarem algum dos documentos/exames/laudos exigidos ou que forem considerados inaptos, conforme condições listadas no item 2.2 do instrumento do edital, serão eliminados do certame. O resultado preliminar da Inspeção de Saúde (exame médico e exame toxicológico) será divulgado no dia 23 de agosto de 2023.
O CONCURSO
Ao todo, mil vagas são ofertadas para ingresso imediato, sendo 750 para ampla disputa, 50 para pessoa com deficiência (PCD) e 200 para pessoas pardas e pretas (PPP). A carga horária é de 240 horas mensais, com remuneração inicial de R$ 3.152,78, além de auxílio-alimentação, podendo acrescentar outras vantagens inerentes ao desempenho da função.
PRIMEIRA ETAPA
A primeira etapa contou com aproximadamente 6 mil profissionais envolvidos na aplicação da prova objetiva, dentre gestores, fiscais, coordenadores e auxiliares de segurança. O exame intelectual teve caráter eliminatório e classificatório, e foi composto por 80 questões de múltipla escolha, sendo apenas uma correta, e valia o máximo de 100 pontos.
A prova objetiva, que ocorreu no dia 18 de junho, contou com 160 locais de aplicação de provas distribuídos nos municípios de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. Dos mais de 62 mil inscritos, foram convocados 1.544 candidatos, considerando os empates ocorridos entre os candidatos que estavam dentro das 1.500 vagas ofertadas para a segunda etapa, conforme o edital.
A prova foi dividida em duas áreas: os Conhecimentos Comuns, nos quais estavam questões relacionadas à Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, noções de Informática, Atualidades e Conhecimentos sobre Fortaleza; além de questões de Conhecimentos Específicos, como noções de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Extravagante.