A Prefeitura de Fortaleza realiza ações de melhorias habitacionais em algumas regiões da Cidade, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor). Desde a primeira semana de agosto, equipes da secretaria trabalham na comunidade Marrocos, no bairro Bom Jardim, para cadastrar as 480 famílias que serão beneficiadas com o projeto que visa construir ou reformar banheiros. A intervenção tem investimento de mais de R$ 7 milhões do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (Fundurb).
Na primeira semana de trabalho, 162 imóveis foram cadastrados entre as ruas Urucutuba, Nilo Rocha e Magnólia Melo. Desse total, 60 estão aptos a receber as melhorias neste primeiro momento.
“Os requisitos básicos são a residência ser própria, não ser ponto comercial, a renda familiar até três salários mínimos e, claro, a avaliação técnica da equipe que observa a real necessidade da reforma no banheiro ou em outras partes da casa”, explica a engenheira da Habitafor, Mariana Sales.
Além das intervenções nos banheiros, os moradores também poderão ser beneficiados com reformas no telhado, inclusive com a colocação de telhas translúcidas para melhorar iluminação do ambiente, adaptações para garantir acessibilidade e também aberturas de janelas para melhorar a salubridade e ventilação dos cômodos.
Mariana Sales reforça que a Prefeitura tem levado esse projeto a vários bairros de Fortaleza, com objetivo de dar dignidade e salubridade à população. “Eles são de uma comunidade já consolidada e que, por anos, sofrem com a precariedade. Aos poucos, vamos conseguindo melhorar as comunidades”, ressalta.
“Há 20 anos que moro aqui. Meu banheiro praticamente não tem nada e agora terei a chance de ganhar um banheiro novo. Estou feliz em receber esse presente na minha casa, vou agradecer muito”, disse a moradora da comunidade, Lúcia Nascimento Paixão.
MAIS
As melhorias habitacionais consistem em intervenções estruturais que se concentram na construção e/ou reparos de banheiros, por meio da instalação de kits sanitários (chuveiro, lavatório, vaso, revestimento e piso cerâmico), barras de apoio e, em alguns casos, caixa d’água. Os beneficiários também têm a oportunidade de acesso à rede de saneamento básico, garantindo melhores condições de habitabilidade e salubridade.
Na atual gestão, centenas de famílias tiveram seus banheiros reformados ou totalmente construídos em bairros como Moura Brasil (Regional 12), Serviluz (Regional 2), Pirambu (Regional 1) e Passaré (Regional 8). Para essa nova etapa, além da comunidade Marrocos, o Planalto Ayrton Senna (Regional 8) também está em fase de planejamento.