Voltar ao topo

17 de julho de 2024

Prefeitura assina decreto para criação do Gabinete de Governança Climática de Fortaleza

Prefeiro José Sarto ao lado da secretária do Urbanismo e Meio Ambiente, Luciana Lobo. Foto: Thiago Gaspar

Compartilhar:

Nesta quarta-feira, 16, o prefeito José Sarto, acompanhado da secretária do Urbanismo e Meio Ambiente, Luciana Lobo, assinou o decreto para a criação do Gabinete de Governança Climática (GGC) de Fortaleza. O gabinete contará com a participação de várias secretarias e órgãos municipais, para ajudarem no acompanhamento de índices relacionados ao meio natural e propor ações. A data foi escolhida pois nela é comemorado o Dia da Conscientização sobre Mudanças Climáticas. 

O GGC terá como objetivo concretizar a política pública voltada para a economia verde, redução das emissões de gases de efeito estufa e sustentabilidade. O núcleo observará as ações de arborização, gestão de recursos, promoção de tecnologias limpas e requalificações necessárias ao equilíbrio entre o espaço natural e o construído. Tudo isso sob a coordenação da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

As reuniões do GGC serão realizadas a cada dois meses ou por convocação da Coordenadoria do Gabinete ou maioria dos membros, se necessário. Além da Seuma, a composição se dá por pastas relacionadas ao trabalho de fortalecimento das ações ambientais, como a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citifor), a Coordenadoria Especial de Programas Integrados (Copifor), o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), a Procuradoria Geral do Município (PGM), a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), a Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) e a Secretaria Municipal de Governo (Segov).

[ Mais notícias ]