Menu

Santa Casa será capaz de realizar 1.200 cirurgias mensais até dezembro, diz Prefeitura

Intervenção foi iniciada em 15 de julho, após a paralisação dos atendimentos em razão da falta de insumos e do acúmulo de dívidas da instituição. Foto: Opinião CE

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), apresenta nesta terça-feira (9) os resultados da primeira fase da reestruturação da Santa Casa de Misericórdia. Durante a agenda, a gestão municipal destacou as medidas em andamento, com previsão de retomada das cirurgias e reabertura gradual de unidades de atendimento no hospital.

A intervenção foi iniciada em 15 de julho, após a paralisação dos atendimentos em razão da falta de insumos e do acúmulo de dívidas da instituição.

Os avanços incluem a reabertura de 108 leitos, a realização de 190 internações e a retomada das cirurgias, com nove salas reformadas e 16 procedimentos realizados nesta semana.

Os próximos passos incluem a ampliação para 274 leitos até dezembro e a meta de atingir a capacidade de 1.200 cirurgias mensais no mesmo período.

“Assumimos a Santa Casa em um cenário muito delicado, e, em menos de dois meses, já temos 108 leitos reabertos, nove salas cirúrgicas em funcionamento e pacientes sendo atendidos de forma regular, o que ajuda a desafogar as UPAs e demais hospitais da nossa rede. Essa intervenção foi fundamental para evitar o fechamento de um equipamento histórico e essencial, que agora volta a ofertar atendimento de qualidade e caminha para alcançar a plena capacidade até o final do ano, quando teremos 274 leitos em atividade”, declarou o prefeito, em coletiva.

O processo conta com o apoio do Governo Federal, do Governo do Estado do Ceará e com consultoria técnica do Ministério da Saúde.

Segundo a Prefeitura, o objetivo do trabalho é assegurar a continuidade dos atendimentos aos pacientes já em tratamento, viabilizar novas admissões e garantir a manutenção da qualidade dos serviços prestados à população.

Durante o evento o prefeito destacou que a prefeitura cumpriu o cronograma do Ministério da Saúde de entregar 106 leitos até 31 de agosto. Nesse mesmo plano há mais 100 leitos para serem abertos até 31 de outro, com o objetivo de alcançar o total de 274 leitos entregues até 31 de dezembro deste ano na Santa Casa de Misericórdia

“A partir de amanhã [10] nós estaremos iniciando reformas na parte externa, uma parceria com a iniciativa privada, uma parceria com o nosso querido Beto Studart”

Nove salas já foram reabertas, com cirurgias sendo realizadas e reformas em andamentos por todo hospital.