Voltar ao topo

14 de julho de 2024

Prefeitura anuncia ampliação da oferta de exames de imagens para pacientes da Capital

Convênio com a clínica Omnimagem prevê a realização mensal de mais de 1.764 exames de imagem, entre mamografia, ultrassonografias, ressonâncias, cintilografias, tomografias e Pet-Scan
Foto: Divulgação/SMS

Compartilhar:

2Com objetivo de ampliar a oferta de diagnóstico por imagem em Fortaleza, o prefeito José Sarto (PDT) assinou, nesta quarta-feira, 31, contrato para a realização de mais de 1.764 exames de imagem por mês, voltados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Gerida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), de acordo com o gestor da Capital, “a iniciativa visa normalizar a oferta de exames de maior complexidade, atendendo uma demanda que estava reprimida por conta da pandemia de covid-19”.

“Com a realização desse convênio, nós iremos atender a população com tecnologia de ponta, oferecendo exames de ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada e Pet-Scan (Pet-CT), um exame que pode detectar lesões pequeníssimas, levando a um diagnóstico muito precoce de câncer e ampliando as chances de cura”, informou Sarto.

Firmado com a clínica Omnimagem, o contrato prevê a realização mensal de 1.001 exames de mamografia, 300 ultrassonografias, 290 ressonâncias, 123 cintilografias e 15 tomografias e 35 Pet-Scan (Pet-CT). O investimento mensal será de cerca de R$ 248 mil.

Galeno Taumaturgo, titular da SMS, pontuou que, com a assinatura, a gestão de Sarto está trabalhando nas duas pontas: atendendo de forma mais qualificada os diagnósticos de maior complexidade e requalificando a estrutura da atenção primária.

“A saúde é uma prioridade na gestão do prefeito José Sarto. A iniciativa de hoje é um avanço grande, que vai amenizar a situação de quem está na fila de espera para a realização desses exames mais complexos. Além disso, também temos feito um grande pacote de investimentos na atenção primária, com a construção de novos postos e requalificação de toda a rede de atenção básica”, comentou o secretário.

COMO FAZER O EXAME

Segundo a Prefeitura, o acesso aos exames acontecerá da seguinte forma: após consulta e avaliação, seja no posto de saúde ou na rede especializada, de acordo com a prescrição médica, o paciente é encaminhado para a realização dos exames e cadastrado na Central de Regulação. Em seguida, o usuário aguarda o agendamento do seu procedimento.

Ainda de acordo com a gestão da Capital, a Rede Municipal de Saúde disponibiliza exames em sua rede própria, por meio de postos que ofertam procedimentos de rotina e laboratoriais, além das quatro Policlínicas que realizam diagnósticos por imagem. Além disso, unidades contratualizadas reforçam a rede.

[ Mais notícias ]