Voltar ao topo

21 de junho de 2024

Prefeitura amplia ensino de inglês para 10 mil alunos do 5º ano da Rede Municipal

Inscrições para curso de inglês encerram nesta sexta-feira (15); Saiba como participar do programa.
Reprodução/ Prefeitura de Fortaleza

Compartilhar:

O prefeito José Sarto (PDT) anunciou, nesta segunda feira (11), a ampliação do ensino de inglês na Rede Municipal de Educação para o Ensino Fundamental a partir deste mês de março, por meio do edital que oferta 10 mil vagas para alunos do 5º ano.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o programa Fortaleza Bilíngue, coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova). O formulário de inscrição e o edital estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Educação entre esta segunda (11) e a próxima sexta-feira (15).

“Pela primeira vez na história de Fortaleza, alunos do Ensino Fundamental I terão aulas de inglês na nossa Rede Municipal de Ensino! O Fortaleza Bilíngue está ampliando suas ações nas escolas, e vamos começar pelos estudantes do 5º ano. Mais um compromisso que assumi e tenho a alegria de realizar! É um grande orgulho proporcionar o ensino de um segundo idioma desde a infância“, destaca o prefeito José Sarto.

O curso de inglês será ofertado, de forma extracurricular, duas vezes na semana, de forma presencial e com complementações na plataforma digital para atividades extras. A ação inclui suporte técnico, acesso à plataforma digital, fornecimento de materiais didáticos, paradidáticos e pedagógicos impressos e digitais, além de licença de uso de software. Autoridades, como o presidente da Citinova, Luiz Alberto Sabóia, comentam a importância de existir investimento para o ensino de inglês em Fortaleza, visto que existe uma progressão turística na cidade e que é necessário preparar as futuras gerações.

“O Fortaleza Bilíngue vai ofertar pela primeira vez o ensino de inglês na rede pública no Ensino Fundamental I, que será implantado progressivamente. O domínio de um segundo idioma é uma habilidade essencial no mundo atual, principalmente para uma cidade que tem uma vocação turística e inovadora, então é fundamental preparar as novas gerações”, afirma o presidente.

Para Dalila Saldanha, secretária da Educação de Fortaleza (SME), a iniciativa tem o “objetivo de que os estudantes da Rede Municipal de Ensino tenham boas oportunidades, sempre visando a redução das desigualdades sociais”. O coordenador do projeto lembra que a obrigatoriedade do ensino de inglês nas escolas é a partir do 6º ano (Fundamental II) e que a expectativa da Prefeitura é antecipar esse conhecimento, iniciando com 5º ano e se estendendo até atender todo o Fundamental I. 

Projeto de Língua Inglesa para alunos da Rede Municipal

[ Mais notícias ]

Good View #Coluna29

Nosso Meio celebra mais uma edição do evento Marketing, Pessoas & Relacionamento Reunindo mais de 80 players do mercado, o Nosso Meio realizou na última