A Prefeitura de Fortaleza entregou na manhã desta sexta-feira (25) a reforma de túnel localizado na Avenida Dom Luís, custeada pela Organização Educacional Farias Brito. Ainda antes do início das obras, a gestão realizou, em cerca de 30 dias, o acolhimento de 71 pessoas em situação de rua que estavam no local. Na solenidade de entrega da obra, o prefeito Evandro Leitão (PT) destacou que não foi utilizada “força” para a retirada das pessoas, mas sim o atendimento com ações integradas de várias pastas do Executivo.
Como ressaltou o chefe do Executivo, no local, foi feito um trabalho de sensibilização, acolhimento e cuidado. Junto aos populares, foram emitidos documentos, feita a busca ativa dos indivíduos presentes e realizados serviços de saúde. “Tudo isso foi feito aqui. (…) Aqui não é remoção, aqui é acolhimento, ouvindo as pessoas, não utilizando força”, disse. O petista frisou que foi para isso que foi eleito, para tornar o serviço da Prefeitura “mais humanizado”. Evandro pontuou que esta foi apenas a primeira de outras intervenções que ainda serão realizadas pela cidade.
“Quando se fala em cidade sustentável, não podemos olhar, entre aspas, apenas, para o meio ambiente, temos que olhar sobretudo para os CPFs, sobretudo para o cidadão e a cidadã, aqueles que necessitam de um olhar diferenciado”, acrescentou.
Segundo ele, a próxima intervenção será realizada ainda neste primeiro semestre, apesar de ainda não ser possível prever uma data. “Está em curso, uma intervenção nos próximos dias e não vamos parar”. Fortaleza é a cidade do Nordeste com o maior número de pessoas em situação de rua, em quase 10.000. Sobre a busca ativa da gestão a essas pessoas, o prefeito destacou quatro bairros que possuem um quantitativo maior de população em situação de rua: Parangaba, Benfica, Centro e Aldeota.
A vice-prefeita e secretária dos Direitos Humanos e Defesa Social de Fortaleza, Gabriella Aguiar (PSD), destacou que o programa Superação da Situação de Rua, que está em curso, faz parte do Plano Fortaleza Inclusiva (PFI), iniciativa que foi aprovada na Câmara de Fortaleza nesta semana. “Não é uma ação específica. Fico feliz em ver isso [o túnel] bonito, colorido, mas fico mais feliz por ter trabalhado no cuidado das pessoas, aquele trabalho que ninguém vê”, ressaltou.
“Fortaleza tem cerca de 10.000 pessoas em situação de rua, mas com a liderança do prefeito, tenho fé em Deus que, nos nossos quatro anos, vamos mudar isso”, completou.
