Termina nesta sexta-feira, 12, o prazo para Averiguação Cadastral dos beneficiários do Auxílio Brasil. Segundo o Ministério da Cidadania, a Averiguação Cadastral verifica os dados do Cadastro Único (CadÚnico) com base de informações contidas em outros registros administrativos federais. As famílias inscritas no CadÚnico devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração.
A atualização cadastral é fundamental para assegurar a manutenção de benefícios sociais. Programas como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios.
Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um dos 27 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Fortaleza. A atualização também pode ser feita pelo site do Cadastro Único, nos dois Centros Pops, nos Núcleos do Cadastro Único das Regionais e dos Vapt Vupts Messejana, Antônio Bezerra, CITS José Walter e na Casa do Cidadão Iguatemi.
Benefícios
A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias. Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios.
Por conta da pandemia de covid-19, o processo de revisão foi escalonado. Neste ano, apenas as famílias com cadastros que foram atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar os dados no Cadastro Único. Já as famílias que atualizaram dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.
A falta de atualização dos dados do Cadastro Único pode levar à suspensão do benefício e posterior cancelamento. Se os registros não forem regularizados, as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023.
Aplicativo
O novo aplicativo do Cadastro Único é uma das ferramentas para que as famílias cadastradas possam conferir se os dados estão atualizados. No aplicativo, as famílias também ficam sabendo se estão em Averiguação ou Revisão Cadastral e o que devem fazer para regularizar seus registros. Além disso, os beneficiários do Auxílio Brasil recebem mensagens no extrato de pagamento do benefício e pelo aplicativo do programa. Já os beneficiários da TSEE podem receber comunicados por mensagem na conta de energia elétrica.
O aplicativo pode ser baixado por meio das lojas de aplicativos Apple Store e Play Store ou acessado em sua versão web através do endereço eletrônico.