Manchas de óleo voltaram a aparecer nas praias cearenses e atingiram pelo menos nove praias, informou a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) nesta sexta-feira, 23. Foi afetado principalmente o litoral da Região Metropolitana de Fortaleza, com praias da Capital, além de Aquiraz, Caucaia e Beberibe.
Cinco registros foram encontrados nas praias de Caucaia, a cidade mais atingida.
Praias atingidas por manchas de óleo:
- Praia da Sabiaguaba
- Praia do Futuro
- Praia do Porto das Dunas
- Praia do Cumbuco
- Praia do Cauípe
- Praia do Icaraí
- Praia da Tabuba
- Paria de Iparana
- Praia do Morro Branco
Em comunicado, a Semace alerta para a possibilidade de chegada de óleo no litoral cearense.
“Solicitamos que as Secretarias Municipais dos municípios costeiros enviem equipes de monitoramento para avaliar “in loco” a presença de óleo, visando dar celeridade às ações resposta rápidas ao aparecimento de óleo nas praias. Estamos realizando um levantamento das praias atingidas e do quantitativo de material recolhido das praias pelas prefeituras a ser coletado, posteriormente, pela Semace para destinação final”, disse o órgão.
Um levantamento do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (Labomar-UFC) aponta que o número de praias atingidas pode ser maior, pois haveria registro também na Praia do Pacheco, em Caucaia, totalizando dez locais.
A Marinha do Brasil vai analisar as amostras de resíduos encontradas no Ceará.
No começo do ano, pelo menos 60 praias de 13 municípios cearenses registraram aparecimento de manchas de óleo. O material encontrado tem características diferentes do petróleo retirado nas praias em 2019.