O vasto potencial das águas subterrâneas na Serra da Ibiapaba e a necessidade de gerenciá-las de forma sustentável e responsável foi pauta de discussão em workshop realizado na sede da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE). O grupo de trabalho foi formado por gestores da SDE, Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Cogerh e Sohidra.
O encontro teve o objetivo de avaliar o potencial da área, com o planejamento responsável para exploração da água subterrânea, visando os investimentos da região. Segundo o titular da SRH, Ramon Rodrigues, a região da Ibiapaba tem muita capacidade no acumulo das águas subterrâneas, mas a exploração do recurso deve ser de forma responsável.
“A água subterrânea é um recurso estratégico, que usamos nos momentos de dificuldade de abastecimento. Vamos analisar os dados e buscar a melhor forma de garantir que esse potencial ajude na aquisição de novos investidores”, pontou Ramon Rodrigues.
Durante a reunião, ficou definido que os gestores estaduais formatarão os dados para garantir a elevação nas possibilidade de investimentos, dentro da responsabilidade de gestão hídrica da região. Segundo a superintendente da Sohidra, Luciana Brandão, a região tem muito potencial de crescimento.
“É uma área que tem muita possibilidade de exploração e crescimento. A ação desse grupo é de extrema importância para elevar as possibilidades de investimentos, aumentando a economia e o turismo”, apontou Luciana Brandão.
O diretor de operações da Cogerh, Técio Tavares, manteve cautela mas garantiu que não faltará esforços do Sistema de Recursos Hídricos para ajudar o setor de investimentos.
“Nós torcemos todos os dias para o estado do Ceará crescer em todas as áreas. É preciso ter maturidade para garantir a segurança ao setor agrícola, mas também a garantia da gestão do setor hídrico. Temos de ter responsabilidade para garantir a segurança hídrica de todo o Estado”, salientou Técio Tavares.
Durante o evento, também foi apresentado o subsídio a gestão dos recursos hídricos subterrâneos na borda Nordeste da bacia sedimentar do Parnaíba, que pode servir como modelo-base para as tomadas de estratégia do grupo. O secretário-executivo da SDE, Sílvio Carlos, reforçou a importância da região para o cenário de investimentos.
“A região da Ibiapaba é a grande riqueza da agricultura cearense. Hoje, muitas empresas nos procuram para investimentos e o grande limitador ainda é a questão hídrica. O clima da região é muito interessante e vem atraindo muita atenção, além do potencial de energia solar que é muito significativo. Estamos juntando as forças dos órgãos para chegar em um denominador que seja sinônimo de crescimento para o Ceará”, ressaltou Sílvio Carlos.