Em audiência virtual nesta quarta-feira, 5, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio das Promotorias de Justiça de Cruz e de Jijoca de Jericoacoara, cidades da região Norte do Estado, debateu os possíveis impactos socioambientais causados pelo Rally dos Sertões nos municípios. A edição 2023 da competição ocorrerá entre os dias 11 e 19 de agosto, e percorrerá os estados da Bahia, Ceará e Pernambuco.
Na reunião, a organizadora da competição, a Dunas Race S.A explicou a dinâmica do evento, destacando os aspectos positivos para a região e as ações paralelas que trarão benefícios para a sociedade local. Segundo a organizadora, o evento movimenta a economia das pequenas cidades onde passa.
Somente a caravana, conta com cerca de 2 mil pessoas que usufruem de serviços de hotelaria, restaurantes, postos de combustível, mercados, além de promover a culinária dessas regiões, por meio da realização do concurso Sabores do Sertões, motivando restaurantes a participarem, com capacitações para os empreendedores locais, em parceria com o Sebrae.
O MPCE informou que continuará acompanhando o cumprimento das leis ambientais em Cruz e Jijoca, principalmente na região da praia do Preá, onde está previsto o encerramento do rally, cujo trajeto total da edição 2023 será de 3.800 km, com previsão de chegada em terras cearenses no dia 16 de agosto, pelo município do Crato, no Cariri, encerrando no Preá, em 19 de agosto, ambos municípios pela primeira vez no roteiro da competição.
Além dos promotores de Justiça Denis Phillipe e Tiago Cardoso, estiveram presentes representantes da Câmara Municipal e da Secretaria do Meio Ambiente de Cruz, do Parque Nacional de Jericoacoara/ICMBio, da Dunas Race S.A, da Gerência da Região Nordeste do ICMBio e da Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (Semace).
AÇÃO SOCIAL
Conforme a Dunas Race, durante o rally a caravana itinerante Saúde e Alegria no Sertões (SAS Brasil) realizará mais de 8 mil atendimentos ao longo das quatro paradas planejadas para o percurso. Petrolina(PE), Xique Xique (BA) e Crato (CE) receberão profissionais e estrutura de atendimento na área dermatológica. Na Praia do Preá, na cidade cearense de Cruz, haverá atendimento para doenças crônicas não-transmissíveis, como diabete, hipertensão e obesidade, além de cuidados materno-infantil.
Essa caravana, conforme a organizadora, levará Unidades Móveis de Saúde, carretas adaptadas com consultórios médicos e tecnologia de ponta, onde profissionais da saúde, estudantes e profissionais de outras áreas realizarão o acolhimento, atendimento, exames e procedimentos em diversas especialidades, como dermatologia e oftalmopediatria. Além disso, o rally também promoverá ações educativas em parcerias com escolas da rede pública e roteiros de turismo para que optar em participar para se divertir e não competir.