Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Programa de Formação Básica da Escola Porto Iracema das Artes. Ao todo, são 160 vagas nos cursos de Artes Visuais, Audiovisual e Artes Cênicas, sendo metade destinadas para ações afirmativas. Com vagas gratuitas, o programa tem como preferência estudantes de escolas públicas, cursando ou recém-formados no Ensino Médio, sem pré-requisito de experiência anterior. As inscrições ficarão abertas até o dia 25 deste mês por meio de formulário online.
Os cursos são divididos em módulos e propõem um estudo das noções fundamentais das linguagens artísticas e debates que envolvem a existência e autoafirmação de jovens na atualidade. A formação será guiada pela temática da Escola em 2023, “Poéticas do Tempo Presente”. As pessoas inscritas nos cursos irão realizar experimentos de criação partindo de suas próprias singularidades, territórios, narrativas e recursos, relacionando-os com a vida social.
O coordenador geral do Programa de Formação Básica, Edilberto Mendes, detalhou a experiência. “Nossas formações são sempre articuladas com experimentos de criação e enfatizando as relações entre as artes e a vida em coletividade. A proposta é promover o encontro com artistas de diferentes contextos, que propicie o contato com uma diversidade de técnicas, materiais e gestos de criação”, explicou.
Processo seletivo
Dividido em duas fases, o processo seletivo ocorre do dia 31 de maio a 12 de junho. Na primeira etapa, até o dia 30 de maio, acontece a análise dos formulários de inscrição, em seguida, entre 31 de maio e 2 de junho, serão realizadas as entrevistas com os candidatos. O resultado final será divulgado no dia 5 de junho no site da Escola. O início das atividades está previsto para o próximo dia 12 de junho. As pessoas interessadas só podem se inscrever em um percurso. Cada percurso é dividido em, pelo menos, quatro módulos.
Formação Básica em Artes Visuais
Para esta formação, são oferecidos dois percursos: “Desenho, Colagem e Pintura” e “Fotografia Digital Básica”. O primeiro é dividido em quatro módulos, os quais são: Navegações Estéticas, ministrado por Hariel Revignet, Desenho, ministrado por Amanda Oliveira; Colagem, ministrado por Célio Celestino; e Pintura, ministrado por Raisa Christina.
O segundo também é dividido em quatro módulos: Navegações Estéticas, ministrado por Hariel Revignet; Fotografia Digital Básica, ministrado por Erivelton Barbosa; Fotografia como Linguagem, com Gandhi Guimarães; e um último módulo com foco em Edição e Tratamento de Fotografia com Fernanda Siebra.
Formação Básica em Audiovisual
O percurso dessa formação busca dar aos participantes a oportunidades de vivenciar e construir experiências audiovisuais individuais e coletivas baseadas em seus próprios contextos. Este percursos é dividido nos seguintes módulos: Navegações Estéticas, Visualidades, Sonoridades, Montagens e Territórios Audiovisuais.
Formação Básica em Artes Cênicas
O percurso desta formação é dividido em seis módulos: Navegações Estéticas, ministrado por Juão Nÿn; Corpo, voz e espaços cênicos, ministrado por Georgina Castro; Poéticas do Teatro Brasileiro, ministrado por Demétrius Vieira; Elaboração de Narrativas Para a Cena, ministrado por Matheus Tabosa; Figurino e Maquiagem Como Elementos Cênicos, ministrado por Lara Leoncio, e Estudo e Experimentos de Personagens a Partir da Dramaturgia, ministrado por Rafael Semino. Além disso, serão realizados módulos transversais de partilha com grupos ou coletivos da cidade.