Nesta terça-feira, 2, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos divulgou no Diário Oficial da União (DOU) portarias que autorizam a realização de concursos públicos para preencher vagas nos cargos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). No total, serão disponibilizados 98 cargos para o quadro de pessoal do Ministério e 502 para a Funai. As portarias estabelecem um prazo de seis meses para a publicação dos editais de abertura dos concursos.
Já o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas abrirá concurso público para preencher vagas exclusivamente para o cargo de analista ambiental, que exige nível superior.
A Funai oferecerá 152 vagas para o cargo de agente em indigenismo, que exige nível médio, além de outras vagas que exigem nível superior, como administrador (26), antropólogo (26), arquiteto (1), arquivista (1), assistente social (21), bibliotecário (6), contador (12), economista (24), engenheiro (20), engenheiro agrônomo (31), engenheiro florestal (2), estatístico (1), geógrafo (4), indigenista especializado (152), psicólogo (6), sociólogo (12), técnico em assuntos educacionais (2) e técnico em comunicação social (10).
O Ministério do Meio Ambiente e a Funai serão responsáveis pela publicação dos editais e seleção dos candidatos. As provas devem ocorrer com um mínimo de dois meses após a publicação dos editais. Se os editais não forem publicados dentro do prazo estipulado, as portarias perdem o efeito e os recursos financeiros destinados para a realização dos concursos serão cancelados.
OUTROS CONCURSOS
No último mês, o governo federal autorizou a realização de concurso para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com 814 vagas. O prazo para a publicação do edital de abertura será de até seis meses. São 296 vagas para analista em ciência e tecnologia, 253 para pesquisador e 265 para tecnologista. Para todas elas, a escolaridade exigida é nível superior.
Este foi o segundo concurso público autorizado pelo governo Lula. O primeiro, do Ministério das Relações Exteriores, oferece 30 vagas para o cargo de terceiro-secretário da carreira da diplomacia. Além deles, o Ministério da Gestão também autorizou a nomeação de 40 candidatos a especialistas em recursos minerais já aprovados em concurso público para a Agência Nacional de Mineração, do Ministério de Minas e Energia.