Voltar ao topo

26 de abril de 2025

Portaria concede guarda provisória do terreno do Edifício São Pedro à UFC

Com o documento, que tem vigência de um ano, a UFC fica responsável pela preservação do imóvel contra invasões e outros eventos
Foto: Natinho Rodrigues

Compartilhar:

A Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU/CE) outorgou a cessão de guarda provisória à Universidade Federal do Ceará (UFC) do imóvel onde estava instalado o Edifício São Pedro. O Extrato de Termo de Guarda foi publicado nesta quarta-feira (26) no Diário Oficial da União. Com o documento, que tem vigência de um ano, a UFC fica responsável pela preservação do imóvel contra invasões e outros eventos, devendo também promover limpeza e garantir o atendimento de normas de saúde pública.

O terreno do prédio, recentemente demolido pela Prefeitura de Fortaleza e localizado na av. Beira-Mar, foi solicitado pela UFC no início de junho deste ano. A Universidade planeja edificar no espaço um equipamento acadêmico dedicado à cultura, à arte e a eventos, promovendo também melhorias urbanísticas na região da Praia de Iracema. O novo espaço, que contará com atuação direta da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da UFC, deve receber eventos de convivência, feiras, apresentações culturais e mostras de projetos promovidos pela Universidade.

“A posse do terreno ajudará a consolidar o novo Campus Iracema e abrirá uma novo espaço para eventos e encontros de arte e cultura na Praia de Iracema. Estamos pensando em parcerias desde já e queremos iniciar imediatamente as atividades no terreno, antes mesmo do início das obras do novo equipamento cultural”, celebrou o reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida.

CRÍTICAS

Recentemente, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), se mostrou contrário à utilização do espaço onde ficava o Edifício São Pedro para instalação de um equipamento da UFC. “Eles [União] deveriam ter feito isso antes. Tivemos a coragem de derrubar o prédio e, depois que está tudo derrubado, que o leão está morto, eles querem pegar na cauda do leão. Deveriam ter pedido antes”, disse Sarto ao ser questionado pelo OPINIÃO CE durante evento com a presença do presidente Lula (PT) no último dia 20, no Palácio da Abolição.

Na oportunidade, Lula anunciou recursos que somam R$ 195,8 milhões para a UFC, sendo R$ 40 milhões destinados à construção inicial do novo Campus Iracema, na orla.

CAMPUS IRACEMA

A iniciativa da UFC para utilizar o espaço onde ficaca o Edifício São Pedro faz parte de um projeto maior para a instalação do Campus Iracema, que inclui a utilização do terreno do antigo projeto Acquario Ceará, cuja cessão foi formalizada em dezembro do ano passado, mediante assinatura de protocolo de intenções entre a UFC, o Governo do Estado do Ceará e o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS). .

O novo campus abrigará graduações, pós-graduações e uma nova sede para o Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), além do Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN), que promoverá exibições sobre ecossistemas marinhos, fósseis, arqueologia e astronomia.

Outro protocolo assinado em fevereiro de 2024 entre a UFC, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e o Governo do Estado do Ceará visa à transferência de um imóvel dos Correios, localizado na rua dos Tabajaras, para também integrar o Campus Iracema. O espaço atualmente sedia o Centro de Encomendas e Entregas (CEE) dos Correios e permitirá a ampliação das instalações do Campus Iracema, incluindo outras unidades acadêmicas da Universidade.

[ Mais notícias ]