Voltar ao topo

17 de julho de 2024

Por que Rússia e Ucrânia estão em guerra?

Entenda motivo do conflito e o que está acontecendo na Ucrânia
Foto: Reuters via BBC

Compartilhar:

A Rússia invadiu a Ucrânia na madrugada da última quinta (24). As tropas comandadas pelo presidente russo Vladimir Putin se deslocam com velocidade por cerca de 10 regiões do país. Mas esta crise já existe há um longo tempo. 

O território que hoje é a Ucrânia chegou a ser parte do antigo Império Russo e depois, em 1919, virou uma república da União Soviética (URSS). 

A Ucrânia vem tentando fazer parte da Otan. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) é uma aliança militar intergovernamental constituída em 1949, no contexto da Guerra Fria, reunindo EUA, Canadá e os países da Europa Ocidental, para conter a expansão da União Soviética. 

O Pacto de Varsóvia veio em seguida como demonstração de apoio entre os países do bloco socialista. A união soviética se dissolveu, em 1991,  em 15 repúblicas independentes. 

O fato mais recente foi a anexação da Crimeia, península ucraniana, em 2014. Os russos utilizaram a justificativa de estarem protegendo os cidadãos russos da região. O próximo passo foi tentar impedir a Ucrânia de fazer parte da Otan.

Entre os últimos acontecimentos relacionados à tensão está o fato de que o presidente russo, Vladimir Putin, reconheceu nesta semana a independência das autodeclaradas repúblicas populares de Donetsk e Luhansk, no leste da Ucrânia.

Por Giovana Brito/Especial para OPINIÃO CE

[ Mais notícias ]