O aeroporto de Fortaleza tem uma localização bem central na cidade, cercado por vários bairros densamente povoados. Isto traz alguns problemas e restrições construtivas para seu entorno próximo, mas também a vantagem de ter distâncias pequenas para se chegar até lá. Quase todos os bairros da cidade estão a menos de 10 km do aeroporto, como Aldeota, Bom Jardim ou Messejana. Os mais distantes estão a no máximo 15 ou 16 km. Chegar ao aeroporto de carro próprio, táxi ou de aplicativo, é relativamente rápido e barato.
Infelizmente, mesmo com distâncias curtas, é uma tarefa muito complicada ir de transporte público. Já cogitei isso num vôo que ia pegar, e mesmo tendo apenas bagagem de mão, sei que a mala num ônibus urbano já seria o primeiro complicador. De todo modo, pesquisei as possíveis linhas, e aí desisti. Para percorrer um caminho de 8 km, que é feito em menos de 15 min de carro e costuma custar menos de R$ 20 em apps, teria que pegar 2 ônibus e levar mais de 1 hora. Definitivamente não vale a pena.
Quem mora perto da linha sul do metrô poderia ficar tentado a utilizar este modo – que é melhor para ir com bagagem – até a estação mais próxima, mas ainda sim são mais de 4 km do aeroporto, inviável para ir caminhando.
Lembro das promessas na época do projeto do VLT, para a Copa do Mundo no Brasil (sim, lá antes de 2014) que a linha teria estações no aeroporto e no estádio. Na implantação, não foram feitas nenhuma das 2. Me surpreendi quando, passando de bicicleta no fim de semana, vi a estrutura de uma nova estação que estão construindo para ligar o VLT ao aeroporto. Além desta, terá uma outra para a baldeação, entre 2 já existentes na atual linha, distando uns 4 km da que chega no aeroporto. Está mais próximo da realidade ir de VLT ao aeroporto, mas com a frequência atual de 37 min entre os trens, e mais o tempo de baldeação, ainda não é tão atrativo.
A resposta para a pergunta do título é simples: falta planejamento. Além de não terem feito antes, e agora gastarem mais com “remendo” de projeto, continua sendo difícil alguém escolher não ir de carro.