Na última segunda-feira, 26, artistas como Daniela Mercury, Paulo Vieira, Chico Buarque, Valesca Popozuda e Emicida fizeram a defesa do voto útil em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante ato junto com o candidato petista. Além deles, Caetano Veloso, que também estava presente, viralizou com um vídeo postado nas redes sociais horas antes, no qual relembrava frase de Leonel Brizola em torno do voto útil.
Há neste pleito um mergulho do meio artístico no processo eleitoral, constatou o OPINIÃO CE com nomes locais do segmento. Raimundo Moreira, ator e diretor teatral cearense afirma que o movimento artístico sempre foi ativo nesse momento eleitoral.
“O momento atual está sufocante para os artistas, sem Ministério da Cultura, sem políticas públicas para a cultura, opressão, silenciamento, violência… Tudo isso instiga que estejamos participando de forma mais incisiva.”
Moreira também afirmasque houve uma unificação de dois grupos de artistas, os apartidários e aqueles envolvidos com partidos mais à esquerda, em virtude do que fez o Governo Bolsonaro no âmbito cultural, como a dificuldade para aprovar a Lei Aldir Blanc e ainda a não efetivação da Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc 2. “Esses motivos fazem com que os artistas e a cultura em geral se unissem para mudar essa situação pelo voto.”
O cantor, compositor, produtor e pesquisador cultural Pingo de Fortaleza, do Maracatu Solar, também comenta o movimento. “Estamos vivendo um momento muito importante do Brasil, onde podemos caminhar na direção de um lado que pregou a violência, o autoritarismo, a discriminações, as questões de gênero, medidas de não proteção ao Meio Ambiente, questões indígenas… Acho que estamos vivendo um momento de divisor de águas, entre uma candidatura que realizou todas essas ações e outra que pode gerar esperança de transformações.”
O músico também cita a escassez de políticas públicas na arte e o adiamento de leis como motivações para os artistas se voltarem contra Jair Bolsonaro e apoiarem a campanha de Lula, que tem falado que vai criar novamente comitês locais de propulsão da área nas esferas municipal, estadual e federal.