Voltar ao topo

20 de abril de 2025

Por que a necessidade da Política?

A democracia ateniense era direta e participativa e as democracias modernas indiretas e representativas

Compartilhar:

As democracias modernas, ainda que se inspirem na democracia ateniense para se constituírem, possuem características diferentes. Segundo Mossé: “Na cidade grega antiga, ser cidadão não significava apenas fazer parte de uma entidade “nacional”, mas também participar numa vida comum”. A democracia ateniense era direta e participativa e as democracias modernas indiretas e representativas. O historiador Heródoto, no século V a.C. relatou em suas Histórias, o estranhamento de rei Persa, Ciro a respeito da democracia grega: “nunca temi homens que têm no centro de sua cidade um local para reunirem-se e enganarem-se uns aos outros com juramentos.

Com essas palavras, Ciro insultou todos os gregos, pois eles têm suas ágoras [praças] onde se reúnem para comprar, vender e decidir a vida da cidade; os persas ignoram completamente o uso de ágoras e não têm lugar algum com essa finalidade.” O poder do rei persa se legitimava em um estado teocrático, sendo o rei a própria encarnação e representação do deus do bem, Ahura Mazda. Segundo o historiador David Asheri: “O rei Dario e Xerxes, e está claro para todos que Ahura Mazda (deus do bem) é a fonte do direito divino ao trono. Por conseguinte, a rebelião contra esta ordem equivale a uma rebelião contra Ahura Mazda (contra o rei) e uma subversão de toda a ordem cósmica”.

Ao longo do processo histórico ocidental, na Inglaterra, o rei que se dizia divino foi decapitado, na França outro guilhotinado, na democracia norte-americana presidentes eleitos foram assassinados e por aí vai. Recentemente, ouvi de um colega o seguinte: “Por que a necessidade da política?” Respondi-lhe, com as seguintes perguntas: Você teria coragem de decapitar um presidente dito de direita ou esquerda? Tem disposição e coragem de organizar uma passeata armada para invadir e destituir o Congresso, o Senado etc? Teria coragem por divergências políticas e ideológicas de fuzilar seus opositores? Dele ouvi de pronto a resposta: Não! Apertei a sua mão e disse-lhe: Pois é, eis necessidade da participação e representação na política. A via política é a melhor solução.

Apesar de hoje representações de grupos sociais e políticos fazerem apologia da violência como solução. É, mas essa segunda solução deixa marcas profundas na sociedade.

[ Mais notícias ]