Wagner Castro, cantor, compositor, professor, historiador e colunista do OPINIÃO CE mistura canções, memórias e parcerias em apresentação cultural promovida pelo Centro de Cultura do Banco do Nordeste, localizado no Centro de Fortaleza. Além de cantar várias de suas composições, o historiados reserva um tempo para falar de suas pesquisas sobre a música cearense. “Falo da nossa memória, história, de onde surgiram as canções, sobre a estética da canção”, revela Wagner.
A apresentação acontece a partir das 17h desta quinta-feira, 14, no Palco CCBNB, no Centro de Fortaleza.
“Na apresentação, faço o repertórios dos meus três discos. O primeiro foi um vinil, em 1993, chamado ‘Ambiguidades’; o segundo, ‘Pão’, de 2001; e o terceiro, já de 2019, que é ‘Wagner Convida’, onde chamo amigos para participar, como Fagner e Falcão”.
Wagner é doutor em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Ceará, mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará e especialista em Perspectivas e Abordagens pela Universidade Estadual do Ceará. Ele também é pesquisador atuante e credenciado junto ao CNPq do grupo “História & Culturas” da Universidade Estadual do Ceará. O historiador já participou de festivais de música e é o vencedor do IX Festival da Meruoca em 2013.
Além disso, Wagner é autor dos livros “No Tom da Canção Cearense: do rádio e TV, dos lares e bares na era dos festivais (1963-1979)”, e “Ednardo”.