Redação OPINIÃO CE
redacao@opiniaoce.com.br
O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (UFC/EBSERH), realiza nesta segunda, 25, mutirão para 200 atendimentos, mediante distribuição de senhas, com o objetivo de diagnosticar precocemente o câncer de cabeça e pescoço.
A ação vai ocorrer das 7 às 11 horas, no Espaço das Mangueiras, no estacionamento da Faculdade de Medicina (Famed) da UFC, na rua Alexandre Baraúna, 949, Rodolfo Teófilo, em Fortaleza. A atividade faz parte da Campanha Julho Verde, alusiva ao Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado em 27 de julho.
Podem buscar o atendimento no mutirão pessoas com nódulos cervicais (caroços no pescoço), rouquidão persistente, dor ao engolir e sangramentos ou algum desconforto, dor ou inflamação na cavidade oral ou nasal. Também serão realizados exames de manchas, sinais e feridas de pele na busca por lesões malignas em estágio inicial. O câncer de cabeça e pescoço ocupa a terceira posição entre os tumores mais frequentes na população brasileira, de acordo com a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil).
Como forma de organização e para evitar aglomeração, serão distribuídas 200 senhas, no local do mutirão, e a equipe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HUWC, formada por professores, médicos assistentes e residentes, fará a triagem.
Para reforçar o mutirão, também foram convidadas a participar as equipes das especialidades de Otorrinolaringologia, Fonoaudiologia e Odontologia, áreas parceiras do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
Além disso, os acadêmicos da Liga de Cirurgia de Cabeça e Pescoço vão realizar ações de educação em saúde e atividades de conscientização e informação sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação desse tipo de câncer. A campanha Julho Verde ocorre anualmente e faz parte do calendário oficial da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).
O HUWC, por intermédio do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, oferece, no cotidiano, quatro ambulatórios voltados para pacientes encaminhados pelas unidades básicas de saúde via sistema de regulação de consultas da Prefeitura de Fortaleza. São os seguintes: Ambulatório de Câncer de Cabeça e Pescoço, Triagem em Cabeça e Pescoço; Ambulatório de Cirurgia Craniofacial e Ambulatório de Tireoide e Paratireoide. O HUWC não dispõe de serviço de emergência.