Voltar ao topo

15 de outubro de 2024

Ponte dos Ingleses: Prefeitura rebate Estado e diz que laudo da SOP tem “graves inconsistências”

Engenheiros da Superintendência de Obras Públicas (SOP), do Governo do Estado, apontaram “graves inconsistências” no projeto executado pela Secretaria Municipal da Infraestrutura
Foto: Reprodução/Twitter/José Sarto

Compartilhar:

Em uma reviravolta no cenário das obras da Ponte dos Ingleses, a Prefeitura de Fortaleza voltou a contestar as alegações feitas pelo Governo do Estado. Em nota ao OPINIÃO CE, a gestão municipal disse que o laudo apresentado pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) alegando que a estrutura corre riscos de desabar após intervenções da Prefeitura apresenta “graves inconsistências”. A Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) rebateu as acusações e defendeu a execução integral do projeto.

O imbróglio envolvendo as gestões estadual e municipal se intensificou na quarta-feira, 26, após o prefeito José Sarto (PDT) anunciar que a Prefeitura assumiria as obras de restauração da Ponte dos Ingleses. No mesmo dia, o Estado emitiu uma nota atribuindo ao prefeito a responsabilidade pelo não avanço das intervenções. A SOP alegou que foram constatados riscos para o equipamento, inclusive de desabamento. A pasta estadual disse também que a Prefeitura não teria cumprido um acordo assinado em novembro de 2021 que previa que a gestão municipal executasse toda a reparação estrutural do local antes das internações do Estado.

Conforme nova manifestação da Secretaria de Infraestrutura de Fortaleza, as denúncias de falhas técnicas por meio do parecer de vistoria assinado por engenheiros da SOP foram recebidas “com surpresa”. Segundo a pasta, o documento contém “inclusive graves inconsistências e erros técnicos, como a descrição dos materiais utilizados na intervenção dentre outros”. “A justificativa do órgão estadual para a não continuidade das obras que se comprometeu a fazer não traz nenhuma prova concreta de falhas técnicas de engenharia”, diz, em nota.

AUDIÊNCIA

Conforme a Prefeitura de Fortaleza, o parecer de vistoria apresentado pela SOP “não apresenta provas concretas de falhas técnicas de engenharia” e “contém descrições equivocadas dos materiais utilizados na intervenção”. A Prefeitura reitera que o projeto de restauração inicialmente previsto contemplou a recuperação dos pilares e estacas, seguindo todas as especificações técnicas necessárias para uma intervenção dessa natureza. No entanto, a SOP contesta os dados, alegando inconsistências e indicando que a gestão estadual assumirá a realização integral das obras.

Ainda segundo a Prefeitura de Fortaleza, durante uma audiência na sede da 135ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, em junho deste ano, o Governo do Estado alegou falta de recursos, desconhecimento sobre a posse da ponte e outras justificativas para a não continuidade das obras que haviam sido prometidas. A reportagem questionou o Executivo estadual sobre este ponto em específico e aguarda retorno.

NOVOS PLANOS

A nota reitera ainda que “a gestão municipal realizará integralmente as obras de urbanização da Ponte dos Ingleses, bem como a sua posterior gestão e manutenção, garantindo assim a continuidade das melhorias que já vem sendo realizadas na região e evitando obras descompassadas naquele trecho”, afirma a Prefeitura de Fortaleza.

Segundo a Prefeitura, a partir de agora, com a decisão de assumir o compromisso de executar os serviços de obrigação do Estado, será feita a licitação para urbanização e restauro do equipamento em duas etapas: construção do piso e guarda-corpo e, em seguida, a construção dos quiosques, conforme o projeto elaborado e aprovado anteriormente.

O OPINIÃO CE entrou em contato com a assessoria da SOP e aguarda retorno. Entre os questionamentos feitos à pasta está a confirmação ou não do andamento das obras na Ponte pela Prefeitura de Fortaleza e se há alguma verba destinada para a condução do projeto por parte do Estado.

[ Mais notícias ]