Voltar ao topo

24 de abril de 2025

Polícia prende quadrilha suspeita de tentar desviar salários de servidores do Ceará

Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante a operação da PCCE, sendo dois de busca e apreensão em Fortaleza, um em Campina Grande-PB e outro em Goiânia-GO
Delegado Márcio GUtierrez diz que as investgações continuam para descobrir outros envolvidos no crime. Foto: Divulgação/ Ascom SSPDS

Compartilhar:

A Polícia Civil do Ceará (PCCE) deflagrou a Operação Payroll, para desarticular um grupo criminoso responsável por ataques cibernéticos. Os envolvidos foram responsáveis por invadir um sistema da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag) na tentativa de desviar o salário de 612 servidores públicos. Os suspeitos, no entanto, não conseguiram desviar os salários e não houve perda para o Estado. Os policiais civis cearenses contaram apoio de colegas da Paraíba e de Goiás.

O principal alvo da operação, um homem de 33 anos, foi preso em um hotel de alto padrão na cidade de Caldas Novas, em Goiás. Os policiais civis cumpriram um mandado de prisão temporária contra o suspeitos pelos crimes de tentativa de furto qualificado e invasão de dispositivo de informática. Durante a operação, foram apreendidos dispositivos eletrônicos e um veículo de luxo. Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante a operação da PCCE, sendo dois de busca e apreensão em Fortaleza, um em Campina Grande-PB e outro em Goiânia-GO.

Durante as investigações, a Polícia Civil do Ceará, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), identificou o suspeito que invadiu um sistema da Seplag na tentativa de desviar o salário de servidores públicos estaduais. Ele também atuava como especialista em Tecnologia da Informação (TI) e já foi analista-desenvolvedor de um órgão federal. As investigações apontam que ele teria praticado golpes semelhantes em outras regiões do Brasil.

A PCCE permanece investigando a participação de outros suspeitos envolvidos na ação criminosa.

A OPERAÇÃO

A Operação Payroll da PCCE foi coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), com apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP) e do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE). Payroll (folha de pagamento em inglês) faz referência ao foco do ataque cibernético realizado, que promoveu alteração das contas bancárias na folha de pagamento de servidores do Ceará. Durante as investigações, os policiais civis averiguaram que os suspeitos invadiram o sistema da Seplag na tentativa de desviar o salário dos servidores públicos estaduais.

[ Mais notícias ]