Com apenas dois candidatos na disputa à Prefeitura de Fortaleza neste segundo turno, os partidos políticos e suas lideranças estaduais ou locais definem se apoiarão André Fernandes (PL) ou Evandro Leitão (PT). O Podemos, no entanto, está dividido. Enquanto o Diretório Municipal, liderado pelo vereador reeleito Wellington Sabóia – então presidente da Municipal até setembro -, definiu apoio a Fernandes, o Diretório Estadual, liderado pelo prefeito de Aracati, Bismarck Maia, afirmou que está com Evandro e “desautoriza” qualquer posicionamento diferente. O embate ocorreu por meio de notas, nas redes sociais.
Na última sexta-feira (11), Sabóia publicou imagem em suas redes sociais ao lado de André Fernandes. Na legenda, o parlamentar escreveu que “o 20000 [seu número nas urnas] agora é 22”. Também estava presente, na ocasião, o vereador reeleito Germano He-Man (PMN), outro que definiu apoio a Fernandes.
Anteriormente ao anúncio, havia sido realizada reunião entre Wellington e o deputado federal Eduardo Bismarck, filho de Bismarck Maia. A conversa teria ocorrido no sentido de fazer “um balanço da eleição no Ceará para o Podemos” e as “perspectivas para o segundo turno” na capital cearense. Mesmo filiado ao PDT, Eduardo deve se filiar ao Podemos quando estiver permitido pela Justiça a mudar de legenda sem a perda do mandato. Bismarck, como seu pai, defende que o Podemos apoie Evandro em Fortaleza.
Após a decisão de Wellington Sabóia, o Diretório Estadual publicou nota contra a definição. “O partido político Podemos, por meio de seu presidente da Comissão Provisória, no Ceará, abaixo-assinado, vem a público, por esta nota, confirmar nosso apoio ao candidato a prefeito de Fortaleza, em segundo turno, Evandro Leitão, e assim, desautorizando qualquer outro diferente posicionamento nesse sentido de membros do nosso partido, com ou sem mandato legislativo, em nome do mesmo”, declarou a sigla.
O embate não parou por aí. Na sequência, o vereador de Fortaleza divulgou uma nova nota, afirmando que a grande maioria do eleitorado do Podemos “já está alinhada com André Fernandes”. Segundo ele, há o entendimento de que o candidato bolsonarista representa “o melhor projeto para a cidade”. Ainda conforme Sabóia, sua recondução à presidência do Podemos de Fortaleza – que deve ser concretizada “nos próximos dias” – já foi discutida com a presidente nacional da sigla, a deputada federal Renata Abreu.