Voltar ao topo

24 de março de 2025

PMCE apreende cerca de 200 metros de cabos elétricos furtados em Aquiraz

A segurança segue com as investigações para localizar e capturar os suspeitos de envolvimento do crime na região. 
Reprodução/ Governo do Estado

Compartilhar:

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) recuperou, na noite desta segunda-feria (29), cerca de 200 metros de cabeamento elétrico que haviam sido furtados de uma empresa de fornecimento de energia em Aquiraz, na Grande Fortaleza. Além dos fios, também foram apreendidos uma corda e um alicate para corte de cabos de aço. A operação faz parte das ações de combate aos Crimes Violentos Contra o Patrimônio, que já identificou mais de 50 km de cabos roubados apenas em 2024. 

O Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) foi acionado por funcionários da empresa, que identificou o roubo dos cabos na região do Porto das Dunas. Ao ser encontrado pelos policiais, o material, formado por 200 metros de cabos, uma corda de cerca de 20 metros e um alicate, foi conduzido para a Delegacia Metropolitana de Aquiraz, unidade plantonista da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). As Forças de Segurança do Estado seguem com as investigações para localizar e capturar os suspeitos de envolvimento do crime na região.

HISTÓRICO DE FURTOS

Neste mês, em nota enviada ao OPINIÃO CE, a Enel Ceará informou que mais de 50 km de cabos de energia foram roubados em todo o Estado somente neste ano. Além do furto que ocorreu em Aquiraz, neste mês foi registrado o roubo de cerca de 1,5 km de cabos de média tensão em Fortim, em 12 de abril. Foram roubados também 8 km de cabos em Aracati.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que as ações da Polícia Civil do Ceará (PC-CE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultaram nas prisões de cinco suspeitos referente aos roubos. Apesar da incidência de casos, a pasta da segurança alega que houve uma redução de 50% nas ocorrências de furtos de fios no mês de março no Ceará, com 9 registros, em comparação ao mesmo período do ano passado, que apresentou 18 furtos.

No ano de 2023, foram registrados 367 roubos, que ocasionou a perda de 237 km de cabos de energia da rede elétrica da Enel no Ceará. Conforme a SSPDS, apenas 2.150 metros de fios foram recuperados em 2023, o que representa menos de 1% do total furtado. A pasta da segurança ainda afirma que houve uma redução de casos de roubos de fios, pois foram 367 registros entre janeiro e dezembro de 2023, contra 489 casos no mesmo período, em 2022, o que mostra um decréscimo de 24,9%. A capital cearense também apresentou menos registros, com 162 casos em 2023, enquanto houve 191 roubos em 2022, representa uma diminuição de 15%.

As cinco cidades mais afetadas com os furtos de cabo, conforme a Enel, foram Cascavel, Trairi, Fortaleza, Cruz e Icapuí, todas localizadas no litoral cearense. 

“A Enel tem apoiado os órgãos de segurança do Ceará no combate às ações de furto de cabos. Um reflexo dessa ação conjunta foi o aumento de cerca de 150% no número de prisões no Ceará entre 2022 e 2023”, informou a Enel. 

DENÚNCIAS 

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3101-2816, da Delegacia Metropolitana de Aquiraz. O sigilo e o anonimato são garantidos.

[ Mais notícias ]