Uma ofensiva das Forças de Segurança do Ceará e do Piauí resultou, no domingo, 21, na apreensão de uma grande quantidade de cigarros contrabandeados na divisa entre dois estados. O material ilegal estava em um navio encalhado em uma praia do município de Cajueiro da Praia, no Piauí, e foi alvo de saqueadores. Três suspeitos de guardar a carga foram capturados no Piauí e seis acusados do saque foram conduzidos às unidades policiais do Ceará e do Piauí.
Ao todo, foram apreendidas 20 caixas contendo 20 mil cigarros contrabandeados em uma canoa na praia Pontal das Almas, distrito de Bitupitá, em Barroquinha. A carga, que estava em posse de três pessoas, que se evadiram com a aproximação de uma composição policial, foi apresentada na Delegacia Municipal de Chaval.

AÇÃO DA POLÍCIA
Por volta das 10 horas, uma equipe da 2ª Companhia Independente Policial Militar, do 3º Comando Regional Policial Militar (2ª Cia / 3º CRPM) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) recebeu informações dando conta que haveria uma embarcação encalhada no litoral entre os estados do Ceará e do Piauí. O barco, com bandeira do Suriname, encalhado desde a noite anterior, guardaria uma grande quantidade de cigarros contrabandeados e barqueiros da região estariam saqueando a carga ilícita.
Rapidamente, equipes do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi), do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e do Policiamento Geral Ordinário (POG) da PM cearense foram acionadas e, com o apoio de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), foi montado um cerco nos municípios de Barroquinha e Chaval.
*Reportagem de Fernando Barbosa