O horário de funcionamento do Planetário Rubens de Azevedo e dos Museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) foi ajustado em função do feriadão. Começando desta quinta-feira, 16, e seguindo até domingo, 19, além das exposições e de encontros com artistas visuais no Museu de Arte Contemporânea do Ceará e no Museu da Cultura Cearense, com visitação das 10h às 19h, o público poderá conferir sessões no Planetário, nesta quinta-feira e sexta-feira, 17. A programação segue no fim de semana, como já acontece normalmente.
A entrada é gratuita, sendo necessário retirar ingressos para o Planetário. Em respeito aos protocolos sanitários, os visitantes com idade a partir de 12 anos precisam apresenter o passaporte vacinal com a 2ª dose ou dose única (a depender do imunizante) e o documento de identificação com foto. O uso máscara é recomendado.
Planetário
De quinta a domingo, serão exibidas: “E a Bruxa foi para o Espaço” às 17h, “A Quinca, o Pititi e o Albireu” às 18h, “Até as Fronteiras do Universo” às 19h e “A Luz e o Berço da Vida” às 20h. Os acessos gratuitos para as sessões são distribuídos no dia das exibições, por ordem cronológica das sessões, na bilheteria física do Planetário, a partir das 16h, sendo limitadas à ocupação de 45 lugares por sessão.
E a Bruxa foi para o Espaço
- Bia e Zeca são duas crianças que farão uma fantástica viagem por todos os planetas do Sistema Solar. Elas estarão na companhia da sua tia, a Bruxa Serafina, que já tem 600 anos e deseja se casar. O grupo será guiado pelo astrônomo da missão, Tobias, que, com sua fala sempre rimada, vai mostrar os principais detalhes sobre os planetas. E tudo isso com direito a uma passagem por dentro dos anéis de Saturno.
A Quinca, o Pititi e o Albireu
- Os irmãos Quinca e Pititi partem para uma aventura no espaço. Na nave deles está Albireu, um supercomputador que vai guiá-los nessa viagem cósmica. Juntos, eles conhecem de pertinho a Lua, os planetas do Sistema Solar e seguem viagem rumo ao espaço intergaláctico, onde uma grande surpresa e uma série de aventuras acontecem.
Até as Fronteiras do Universo
- É uma sessão que transforma o momento no planetário em um Espaço Virtuarium. Levando o visitante a uma viagem imaginária que conduz o público desde os mais antigos conhecimentos astronômicos dos povos antigos às modernas descobertas da astrofísica, através de belíssimas imagens do oceano cósmico, obtidas pelo Telescópio Espacial Hubble. Oportunidade para o visitante ficar atualizado com o que há de mais moderno sobre o universo.
A Luz e o Berço da Vida
- Narra a história da evolução do universo e do mundo – do Big Bang até hoje. Uma abordagem filosófica das origens do espaço e da nossa vida, do Big Bang ao surgimento do homem moderno. Animada em 3D, permite uma experiência imersiva.
Museus
A mostra “Vaqueiros” continua aberta a visitação no Museu da Cultura Cearense. Excepcionalmente nesta semana, por conta do feriado e do ponto facultativo, as visitas de quinta a domingo terão o mesmo horário: das 10h às 19h (último acesso 18h30). E continua aberto também a visitas o Ateliê de Fotopintura do Mestre Júlio Santos no Museu. Às sextas, a ação é direcionada para grupos e o agendamento deve ser feito via e-mail. Aos sábados, a visita é aberta ao público em geral, sendo necessária a inscrição prévia via formulário: bit.ly/visitamestrejulio.
Também tem exposição nova no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE). A mostra “DESENHOS. geometria imperfeita / cavidades dilatadas”, do artista visual fortalezense Eduardo Frota, com curadoria de Jacqueline Medeiros, segue aberta a visitações, também de terça a domingo.
DESENHOS. geometria imperfeita / cavidades dilatadas
- Partindo da premissa de que, num museu de arte contemporânea, a obra não deve ser mediada por nenhum suporte, o artista desbrava a superfície da materialidade concreta do museu para criar nova fisicalidade. Com uma intervenção artística ampla e direta na arquitetura do próprio museu, Frota lança questões sobre arte, arquitetura, fluxo, espaço e tempo, tais como o que significa ser um museu de arte contemporânea do ponto de vista da arquitetura, circuitos de arte no Brasil ou ainda até que ponto a obra de um artista contemporâneo está submetida a arquitetura do espaço expositivo. Trabalhando com o mínimo de material possível, mas essencialmente o que sugere a expansão do próprio espaço, o artista desnuda desenhos e formas, muitos deles revelados pelo próprio ambiente.
Vaqueiros
- Inaugurada em 28 de abril de 1999, é a exposição etnográfica de longa duração que resultou de pesquisa coordenada pela historiadora Valéria Laena no período de 1998-1999, com equipe multidisciplinar formada por museólogos, antropólogos, historiadores, documentalistas e fotógrafos em expedição pelo sertão cearense. A pesquisa gerou um acervo de cerca de 130 peças que compõem uma museografia permeada de fotografias da vegetação da caatinga, retratos de vaqueiros(as), instalações, vestimentas, utensílios domésticos e de trabalho e elementos de festividade e religiosidade.
Serviço:
- Funcionamento dos Museus e do Planetário do Dragão no feriado
- Museu da Cultura Cearense e Museu de Arte Contemporânea do Ceará
- De 16 a 19 de junho, das 10h às 19h (com acesso até as 18h30)
- Planetário Rubens de Azevedo
- De 16 a 19 de junho, das 17h às 20h (com retirada diária de acessos a partir das 16h)
- Acesso gratuito. Livre
- Mais detalhes sobre essas e outras atrações podem ser conferidos no site