Voltar ao topo

16 de julho de 2024

PL reconhece município cearense como ‘Terra da Palha’ por conta da produção de carnaúba

Proposta objetiva fortalecer a identidade do município e reconhecer o talento dos palhenses
Foto: Reprodução

Compartilhar:

Sob n° 723/23, um Projeto de Lei (PL) institui o município de Palhano como Terra da Palha, no Ceará. A proposição é baseada na produção de carnaúba da cidade e objetiva fortalecer a identidade do município, bem como reconhecer o talento dos palhenses. Lido em Plenário nesta quarta-feira, 28, o projeto é de autoria da deputada Juliana Lucena (PT) e segue em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado (Alece).

Segundo a mensagem, a carnaúba de Palhano impulsiona o artesanato local, visto que, a partir dessas palhas, surgem objetos e utensílios que se destacam tanto nacionalmente – Ceará e Brasil – quanto internacionalmente. Além disso, a atividade tradicional e histórica é considerada um “eficiente agente de crescimento econômico” da região.

Conforme a parlamentar, caso aprovado, o PL funcionará como mecanismo de fomento à indústria do artesanato em palha, que produz por meio de associações e projetos que buscam incentivar os artesãos. “Destacamos a relevância desse projeto e nossa expectativa de aprovação deste título que merece oficialização por parte do Estado”, pontuou Juliana.

O projeto segue, agora, para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, da Procuradoria da Casa e Comissões Técnicas de Mérito. Caso aprovado, será encaminhado para a votação do Plenário da Casa.

[ Mais notícias ]