Voltar ao topo

21 de julho de 2024

Pirambu deve somar mais de 2 mil famílias beneficiadas com papel da casa própria

A busca ativa dos moradores contemplados ocorrerá sempre às quartas-feiras, enquanto o ponto fixo permanecerá nas quintas-feiras na Grande Entidade, localizada na Avenida Castelo Branco, 2709
Foto: Reprodução / Prefeitura de Fortaleza

Compartilhar:

Mais 280 famílias residentes no bairro Pirambu, em Fortaleza, devem ser beneficiadas, até o fim deste ano, com o papel da casa própria. Desde outubro do ano passado, um mutirão organizado pela Prefeitura vem concedendo a documentação, já tendo beneficiado 1.897 famílias. Com isso, a expectativa é que cerca de 2,2 mil famílias sejam contempladas com a iniciativa. Para tal, começou nesta semana a busca ativa de moradores, às quartas-feiras. Também está disponível um ponto fixo, às quintas-feiras, na Grande Entidade, localizada na Avenida Castelo Branco, 2709.

A ação é realizada por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitor).

Régis Barreto, do Habitafor, frisa que a estratégia visa acelerar a entrega de cerca dos 280 documentos que ainda estão na Coordenadoria de Regularização Fundiária da Secretaria. “Antecipar em um dia a busca ativa, além de manter a entrega de matrículas de casa em casa, permite que a equipe faça a mobilização para o ponto fixo que ocorrerá sempre no dia seguinte”, explica. Toda a ação surgiu pelo volume de documentos remanescentes da grande entrega realizada em setembro do ano passado, onde 457 beneficiários não compareceram ao Cuca Barra para receber os documentos de suas residências.

IMPORTÂNCIA DO DOCUMENTO

Conforme o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), com a entrega do papel da casa, as famílias ficam asseguradas do seu direito à moradia, proporcionando sua segurança patrimonial. “Além da dignidade de possuir endereço oficial, os proprietários passam a poder investir com mais tranquilidade em reformas, realizar contratos e obter financiamentos”.

A regularização fundiária é um dos eixos de atuação da política habitacional de interesse social desenvolvida em Fortaleza, e deve ser intensificado neste ano, principalmente com a aprovação do Programa de Regularização Fundiária Urbana de Fortaleza (ReurbFor), que, segundo a Prefeitura, será o maior programa de regularização fundiária da história da Capital. Para ajuda no esclarecimento de dúvidas e confirmar se a matrícula está disponível para receber os documentos residenciais, a Habitor disponibiliza o WhatsApp (85) 98567 – 4085. Seu funcionamento ocorre em horário comercial.

[ Mais notícias ]