Voltar ao topo

19 de abril de 2025

Pinacoteca do Ceará passa a funcionar às quartas-feiras e terá aulas gratuitas de Yoga

Com 30 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada, as aulas serão gratuitas e utilizarão a prática de meditação Sahaja Yoga
Foto: Marília Camelo

Compartilhar:

A Pinacoteca do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), em parceria com o Instituto Mirante, amplia seus dias de funcionamento a partir deste mês de agosto, passando a funcionar regularmente às quartas-feiras. O museu passará a oferecer programações em cinco dias da semana (de quarta a domingo), que serão divulgadas às segundas-feiras. Antes, visitações às quartas se davam em grupos pré-agendados. Além das mostras e das ações formativas, o equipamento público passa a oferecer, nesse dia, aulas gratuitas de yoga e meditação.

A cada quarta-feira, serão oferecidas até 30 vagas, a serem ocupadas por ordem de chegada, para a aula de Yoga ao pôr do sol, que ocorrerá de 17h30 às 18h30, no pátio da Pinacoteca do Ceará. O público deve comparecer ao local com roupas confortáveis. Não há restrições a nenhuma faixa etária. Neste mês de agosto, a programação será conduzida por Ceci Shiki e Gracy Furtado, que utilizarão a prática de meditação Sahaja Yoga. O método, criado na década de 1970, consiste no despertar na energia interior criadora, que integra as atividades físicas, emocionais, mentais e espirituais, visando o bem-estar e o autoconhecimento. 

EXPOSIÇÕES EM CARTAZ

Atualmente, a Pinacoteca do Ceará conta com duas exposições de longa duração, uma de média e outra de curta duração, além da Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará. Apresentando as obras dos artistas cearenses e celebrando seus centenários, o espaço cultural traz a exposição “No lápis da vida não tem borracha”, de Aldemir Martins, que integra a Mostra “Bonito pra Chover”, além da “Amar de aprender amando”, de Antonio Bandeira. Ambas as exposições estarão na Pinacoteca até o dia 1º de setembro. 

Em cartaz até 6 de outubro, o equipamento também traz a exposição interativa “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”, com trabalhos de artistas nacionais e internacionais discutindo arte, ciência e tecnologia. Aberta à visitação até o dia 29 de dezembro, a “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”, faz homenagem à fotógrafa suíça naturalizada brasileira, que é um dos maiores nomes da arte contemporânea. 

Com visitas de quarta a sábado, das 12h às 20h, e nos domingos, de 9h às 17h, as atividades da Pinacoteca são todas gratuitas. As obras em exposição possuem diferentes classificações etárias, sendo recomendado se atentar às sinalizações. A Pinacoteca dispõe de recursos de acessibilidade, como audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.

[ Mais notícias ]